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Diversas dicas de Atividades para cada nível de Alfabetização.


Diversas dicas de Atividades para cada nível de Alfabetização.

Atividades para Pré-silábicos

  • Caixa surpresa;
  • Bingos (figuras, letras, nomes, números, etc.);
  • Boliche;
  • Batata-quente;
  • Corre cutia;
  • Sorteio de letras;
  • Alfabeto concreto e ilustrado;
  • Jogo da memória (letras, figuras e letras);
  • Jogos das argolas;
  • Jogo da pescaria;
  • Dados (letras, figuras);
  • Quebra-cabeça de figuras e iniciais;
  • Quadro classificatório de objetos;
  • Atividades com rótulos;
  • Confecção “Meu dicionário” (colagem de figuras).

Atividades para Silábicos

  • Alfabeto móvel (individual e coletivo);
  • Batata-quente (reconstrução);
  • Boca e lápis;
  • Jogo da memória (figura / palavra);
  • Pesquisa de palavras em jornais e revistas;
  • Caça-palavras;
  • Cruzadão;
  • Confecção “Meu Dicionário” (reconstrução);
  • Caixa-surpresa (reconstrução);
  • Listagem de palavras;
  • “Meu barquinho vai navegar”.

Atividades para Silábico-alfabéticos e Alfabéticos

  • Palavra secreta;
  • Jogo das caixinhas ou envelope;
  • Listagens individuais;
  • Detetive ou salada de letras;
  • Cruzadinhas;
  • Frases coletivas ou individuais;
  • Frases enigmáticas;
  • Forca;
  • Stop;
  • Atividades envolvendo os diversos portadores de texto;
  • Textos coletivos.

1. JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO

Existem três métodos para alfabetizar:

Método Sintético þ Parte do estudo de elementos menores

que a palavra.

Método Analítico þ Parte do estudo da palavra e de

elementos mais significativos. Do conto, frases, palavras, sílabas

e letras. Parte do todo para as partes.

Método Misto þ É formado por elementos dos métodos

Analítico e Sintético.

Método Sintético

Processo Alfabético þ Consiste em decorar todo o alfabeto,

reconhecer, cada letra isoladamente, reunir as sílabas para

formar e ler palavras. Aprendem o alfabeto depois as sílabas,

palavras, frases e textos.

Processo Fônico þ Parte dos sons das letras e não do seu

nome. Aprende-se o som da letra, sua representação gráfica,

depois a sílaba, a palavra, a frase e o conto

Processo silábico þ Representa a fase mais avançada do

método sintético. Parte das sílabas, que constituem unidades

sonoras. Começa pelas vogais depois vai para sílabas e famílias

das sílabas ( das sílabas mais fáceis para as mais difíceis).

Método Analítico

Processo de Palavração þ Parte da escolha de uma palavra com

sílabas simples, que é memorizada pelas crianças e depois partida

em sílabas.



2. Processo de sentenciação þ Para este processo o fundamental

são as frases curtas, que tenham sentido completo e que

apresentem uma seqüência de dificuldades crescente.

Seqüência : FRASE - PALAVRA - SÍLABA - LETRA

Processo de Contos þ Pode partir de um dos seguintes

recursos:

Um conto de uma cartilha que será adotada.

Um conto curto criado pela professora ou adaptado de uma

história do interesse dos alunos.

Um conto criado com as crianças, sobre um assunto do seu

interesse.

Método Ä porque tem uma seqüência, possui alguns

passos a serem seguidos.

Importância dos Jogos

Para auxiliar os alunos a fixarem o conteúdo podemos

construir jogos, como: memória, trilha, dominó, baralho, entre

muitos outros.

3. Exemplo de dois jogos de alfabetização:

Jogo do Tapa a Tapa

Material: O jogo poderá ser confeccionado com Papel Colorset,

folhas de ofício, com letras impressas em maiúsculo e minúsculo,

cursivas e script. Para finalizar, deve-se passar papel contact.

Desenvolvimento:

Os alunos devem estar sentados em círculos.

Cada aluno receberá um "montinho" de cartas viradas para baixo.

E devem ir largando-as uma de cada vez viradas para cima,


virando as letras simultaneamente. Ex. A, B, C, D, E. Quando der

o acaso de virar a letra que falou, o aluno leva todo o bolo de

cartas da mesa.

Segue a ordem dos jogadores, sempre no sentido horário. Ganha

quem estiver com mais cartas ao final do jogo.

Jogo da Memória

Material: Este jogo foi confeccionado com Cartolina, com

desenhos retirados da Internet e letras, impressos por

computador. Por fim, foi passado o papel contact.

Desenvolvimento: Os alunos devem encontrar os desenhos e

juntá-los as letras iniciais de cada figura.


As cartas ficarão distribuídas sobre a mesa e os alunos deverão

ir virando-as. Quando achar o par ou seja o desenho

correspondente com sua letra inicial, eles ficarão com a cartinha

para ser pontuado no fim do jogo.

Ganha o jogo quem fizer mais pares.

IDEIAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO

Dicas e mais dicas:

Use jogos educativos nas suas aulas.

- Desenvolva atividades lúdicas com seus alunos.

- Procure introduzir cada novo conteúdo de forma diferente.

- Mude a disposição das cadeiras e mesas na sala de aula.

- Faça os alunos participarem das aulas.

- Troque de ambiente e dê aula no pátio da escola, por exemplo.

- Explore cartazes, vídeos, filmes.

- Traga jornais e revistas para a sala de aula.

- Aproveite todo o ambiente escolar.

- Crie aulas diferentes e divertidas.

- Elabore situações problemas para os seus alunos resolverem.
- Busque auxílio nos meios de comunicação.

- Troque experiências com os colegas.

- Valorize as opiniões de seus alunos.

- Peça sugestões aos seus alunos quando for preparar suas aulas.

- Faça trabalhos em pequenos grupos ou grupos sucessivos.

- Solicite uma avaliação das suas aulas aos seus alunos.

- Incentive e estimule a aprendizagem dos seus alunos.

- Deixe transparecer que você acredita e valoriza o seu trabalho.

(Artigo de Maria Luiza Kraemer)

Jogos e atividades - ALFABETIZAÇÃO

Analise cada jogo abaixo e aplique aos alunos de forma a

ajudarem a refletirem sobre a escrita e leitura.

1- Jogo dos 7 erros : a profª elabora uma lista de palavras e, em

7 delas, substitui uma letra por outra que não faça parte da

palavra. A criança deve localizar essas 7 substituição.

2- Jogo dos 7 erros : a profª elabora uma lista de palavras e, em

7 delas, inverte a ordem de 2 letras (ex: cachorro – cachroro). A

criança deve achar esses 7 erros.

3- Jogo dos 7 erros : a profª elabora uma lista de palavras e, em

7 delas, omite uma letra. O aluno deve localizar os 7 erros.

4- Jogo dos 7 erros : a profª elabora uma lista de palavras e, em

7 delas, acrescenta 1 letra que não existe. A criança deve

localizar quais são elas.

5- Jogo dos 7 erros : a profª escreve um texto conhecido

(musica, parlenda, etc.) e substitui 7 palavras por outras, que não

façam parte do texto. O aluno deve achar quais são elas.

6- Jogo dos 7 erros : a profª escreve um texto conhecido

(musica, parlenda, etc.) e omite 7 palavras. O aluno deve

descobrir quais são elas.

7- Jogo dos 7 erros : a profª escreve um texto conhecido

(musica, parlenda, etc.) e inverte a ordem de 7 palavras. O aluno

deve localizar essas inversões.

8- Jogo dos 7 erros: a profª escreve um texto conhecido

(musica, parlenda, etc.) e acrescenta 7 palavras que não façam

parte dele. A criança deve localizar quais são elas.

9- Caça palavras: a profª monta o quadro e dá só uma pista:

"Ache 5 nomes de animais" por exemplo.

10- Caça palavras : a profª monta o quadro e escreve, ao lado, as

palavras que o aluno deve achar.

11- Caça palavras no texto: a profª dá um texto ao aluno e

destaca palavras a serem encontradas por ele, dentro do texto.

12- Jogo da memória : o par deve ser composto pela escrita da

mesma palavra nas duas peças, sendo uma em letra bastão, e a

outra, cursiva.

13- Jogo da memória: o par deve ser idêntico e, em ambas as

peças, deve haver a figura acompanhada do nome.

14- Jogo da memória: o par deve ser composto por uma peça

contendo a figura, e a outra, o seu nome.

15- Cruzadinha: A profª monta a cruzadinha convencionalmente,

colocando os desenhos para a criança pôr o nome. Mas, para

ajudá-las, faz uma tabela com todas as palavras da cruzadinha

em ordem aleatória. Assim, a criança consulta a tabela e

"descobre" quais são os nomes pelo número de letras, letra

inicial, final, etc.

16- Cruzadinha: A profª monta a cruzadinha convencionalmente,

colocando os desenhos para a criança pôr o nome. Mas, para

ajudá-las, faz um quadro com todos os desenhos e seus

respectivos nomes, para que a criança só precise copiá-los, letra

a letra.

17- Cruzadinha: A profª monta a cruzadinha convencionalmente,

colocando os desenhos para a criança escreva seus nomes.

18- Bingo de letras : as cartelas devem conter letras variadas.

Algumas podem conter só letras do tipo bastão; as outras,

somente cursivas; e outras, letras dos dois tipos, misturadas.

19- Bingo de palavras: as cartelas devem conter palavras

variadas. Algumas podem conter só palavras do tipo bastão; as

outras, somente cursivas; e outras, letras dos dois tipos.

20- Bingo: a profª deve eleger uma palavra iniciada por cada

letra do alfabeto e distribuí-las, aleatoriamente, entre as

cartelas. (+/- 6 palavras por cartela). A profª sorteia a letra e o

aluno assinala a palavra sorteada por ela.

21- Bingo : as cartelas devem conter letras variadas. A profª

dita palavras e a criança deve procurar, em sua cartela, a inicial

da palavra ditada.

22- Quebra cabeça de rótulos : a profª monta quebra cabeças de

rótulos e logomarcas conhecidas e, na hora de montar, estimula a

criança a pensar sobre a "ordem das letras"

23- Dominó de palavras: em cada parte da peça deve estar uma

palavra, com a respectiva ilustração.

24- Ache o estranho: a profª recorta, de revistas, rótulos,

logomarcas, embalagens, etc. Agrupa-os por categoria, deixando

sempre um "estranho" (ex: 3 alimentos e um produto de limpeza;

4 coisas geladas e 1 quente; 3 marcas começadas por "A" e uma

por "J"; 4 marcas com 3 letras e 1 com 10, etc.) Cola cada grupo

em uma folha, e pede ao aluno para achar o estranho.

25- Procure seu irmão : os pares devem ser um rótulo ou

logomarca conhecidos e, seu respectivo nome, em letra bastão.

26- "Procure seu irmão": os pares devem ser uma figura e sua

respectiva inicial.

27) Jogo do alfabeto: Utilize um alfabeto móvel (1 consoante

para cada 3 vogais).

Divida a classe em grupo e entregue um jogo de alfabeto para

cada um.

Vá dando as tarefas, uma a uma:

- levantar a letra ___

- organizar em ordem alfabética

- o professor fala uma letra e os alunos falam uma palavra que

inicie com ela.

- formar frases com a palavra escolhida

- formar palavras com o alfabeto móvel

- contar as letras de cada palavra

- separar as palavras em sílabas

- montar histórias com as palavras formadas

- montar o nome dos colegas da sala

- montar os nomes dos componentes do grupo

28) Pares de Palavras

Objetivo: utilizar palavras do dicionário

Destreza predominante: expressão oral

Desenvolvimento: O professor escolhe algumas palavras e as

escreve na lousa dentro de círculos (1 para cada palavra). Dividir

a classe em duplas. Cada dupla, uma por vez, dirigir-se-á até a

lousa e escolherá um par de palavras formando uma frase com

elas. A classe analisará a frase e se acharem que é coerente a

dupla ganha 1 ponto e as palavras são apagadas da lousa. O jogo

termina quando todas as palavras forem apagadas.

29) Formando palavras

Número de jogadores: 4 por grupo.

Material: 50 cartões diferentes (frente e verso) – modelo

abaixo.


Um kit de alfabeto móvel por grupo (com pelo menos oito cópias

de cada letra do alfabeto)

Desenvolvimento: Embaralhe os cartões e entregue dez deles

para cada grupo;

Marque o tempo – 20 minutos – para formarem a palavra com o

alfabeto móvel no verso de cada desenho. Ganha o jogo o grupo

que primeiro preencher todos os cartões.

Variações:

Classificar (formar conjuntos) de acordo:

- com o desenho da frente dos cartões;

- com o número de letras das palavras constantes dos cartões;

- com o número de sílabas das palavras dos cartões;

- com a letra inicial;

30) Treino de rimas

Várias cartas com figuras de objetos que rimam de três formas

diferentes são colocadas diante das crianças. Por exemplo, pode

haver três terminações: /ão/, /ta/, /ço/. Cada criança deve

então retirar uma carta, dizer o nome da figura e colocá-la numa

pilha com outras figuras que tenham a mesma rima. O teste

serve para mostrar as palavras que terminam com o mesmo som.

Ao separá-las de acordo com o seu final, juntam-se as figuras em

três pilhas com palavras de terminações diferentes.

31) Treino de aliterações

Em uma folha com figuras, a criança deve colorir as que comecem

com a mesma sílaba de um desenho-modelo (por exemplo,

desenho-modelo: casa; desenhos com a mesma sílaba inicial:

caminhão, cama, caracol; desenhos com sílabas iniciais

diferentes: xícara, galinha, tartaruga). A mesma atividade pode

ser depois repetida enfatizando-se a sílaba final das palavras

(por exemplo, desenho-modelo: coração; desenhos com o mesmo

final: televisão, leão, balão, mão; desenhos com finais diferentes:

dado, uva, fogo).

32) Treino de consciência de palavras

Frases com palavras esquisitas, que não existem de verdade, são

ditadas para a criança, que deve corrigir a frase. Substitui-se a

pseudopalavra por uma palavra correta. Por exemplo, troca-se

"Eu tenho cinco fitos em cada mão" por "Eu tenho cinco dedos em

cada mão". Nesse jogo, palavras irreais são trocadas por palavras

que existem de verdade, deixando a frase com sentido. Mostrase

que, ao criar frases com palavras que não existem, essas não

têm significado.

33) Batucando

A professora fala uma palavra e o aluno "batuca" na mesa de

acordo com o número de silabas.

34) Adivinha qual palavra é: A professora fala uma palavra

(BATATA) e os alunos repetem omitindo a sílaba inicial (TATA)

ou a final (BATA)

35) Lá vai a barquinha carregadinha de ...

A professora fala uma sílaba e as crianças escolhem as palavras.

36) Adivinhando a palavra

O professor fala uma palavra omitindo a silaba final e os alunos

devem adivinhar a palavra. (ou a inicial)

37) Quantas sílabas? A professora fala uma palavra e a criança

risca no papel de acordo com o número de sílabas (ou faz

bolinhas)

38) Descoberta de palavras com o mesmo sentido

Ajude o aluno a perceber que o mesmo significado pode ser

representado por mais de uma palavra. Isso é fácil de constatar

pela comparação de frases como as que se seguem:

* O médico trata dos doentes

* O doutor trata dos doentes

Forneça, em frases, exemplos do emprego de sinônimos de uso

comum como:

* Bonita, bela;

* Malvado, mau;

* Rapaz; moço

* Bebê; neném;

* Saboroso; gostoso

39) Descoberta de palavras com mais de um significado

Com essa atividade, os alunos perceberão que palavras iguais

podem ter significados diferentes. Ajude-os a formar frases

com as palavras: manga, botão, canela, chato; corredor; pena,

peça; etc

40) Respondendo a perguntas engraçadas

Faça-as pensar sobre a existência de homônimos através de

brincadeiras ou adivinhações:

* a asa do bule tem penas?

* O pé da mesa usa meia?

* A casa do botão tem telhado?

41) Escrita com música: 1) dividir os alunos em equipes de 4

elementos; 2) distribuir, entre as equipes, uma folha de papel; 3)

apresentar às equipes uma música previamente selecionada pelo

professor; 4) pedir que o aluno 1 de cada uma das equipes

registre, na folha, ao sinal dado pelo professor, suas idéias,

sentimentos, emoções apreendidas ao ouvir a música; 5) solicitarlhe

que, findo o seu tempo, passe a folha ao aluno 2, que deverá

continuar a tarefa. E assim sucessivamente, até retornar ao

aluno 1, que deverá ler o produto final de todo o trabalho para

toda a classe.

Observação: a folha de papel deverá circular no sentido horário.

42) Conversa por escrito: 1) dividir a classe em duplas; 2)

entregar a cada uma das duplas uma folha de papel; 3) pedir às

duplas que iniciem uma conversa entre seus elementos (ou pares),

mas por escrito.

Observações: 1) a dupla poderá conversar sobre o que quiser,

mas deverá registrar a conversa na folha recebida; 2) a dupla não

precisará ler sua conversa à classe; apenas o fará, se estiver

disposta a tanto.

Objetivo específico dessa atividade: ensejar a reflexão sobre as

diferenças entre a linguagem oral e a escrita.

43) Interpretando por escrito: 1) dividir os alunos em equipes de

4 elementos cada uma; 2) numerá-los de 1 a 4; 3) distribuir,

entre as mesmas, pequenas gravuras (se possível de pinturas

abstratas); 4) solicitar que cada uma das equipes registre, por

escrito, o que entendeu sobre os quadros propostos; 5) ler as

interpretações obtidas.

44) Brincando com as cores: 1) dividir a classe em equipes de 4

elementos; 2) numerar os participantes de cada uma; 3)

distribuir, entre elas, as cores: atribuir uma cor (vermelho,

verde, amarelo, azul, etc.) a cada uma das equipes ou grupos; 4)

pedir que cada um dos elementos de cada uma das equipes

registre, numa folha de papel que circulará entre os

participantes, suas impressões a respeito da cor recebida; 5)

solicitar das equipes a leitura das impressões registradas.

Observações: a mesma atividade poderá ser realizada, mas sem a

entrega de cores às equipes. Neste caso, cada um dos grupos

deverá produzir um pequeno texto sobre uma cor, sem nomeá-la,

mas procurando "dar pistas" a respeito da mesma, a fim de que

os colegas possam descobri-la. Algumas equipes poderão ler seus

textos e, se a cor não for descoberta, o professor poderá

organizar uma discussão sobre esse fato, apontando, alguns

fatores que talvez tenham dificultado a não identificação. Outra

atividade com cores poderá ser a dramatização por meio de

gestos, ou mímica, de uma cor escolhida pela(s) equipe(s).

45) Compondo um belo texto-poema:1) dividir os alunos em

equipes ou grupos; 2) indicar a cada uma três substantivos -

chave do poema: mar, onda, coqueiro; 3) marcar, no relógio, 10

(dez) minutos para a composição dos poemas; 5) expor, no mural

de classe, os textos produzidos pelas equipes.

46) Cinema imaginário: 1) dividir a sala em equipes ou grupos; 2)

apresentar às equipes três ou quatro trechos (curtos) de trilhas

sonoras de filmes; 3) solicitar que os alunos imaginem cenas

cinematográficas referente às trilhas ouvidas; 4) interrogar os

alunos sobre o que há de semelhante e o que há de diferente nas

cenas imaginadas por eles.

"A partir das respostas a essas perguntas, o professor discutirá,

com os alunos, o papel do conhecimento prévio e o das

experiências pessoais e culturais que compartilhamos, para que

possamos compreender textos (verbais, não-verbais, musicados,

...)

47) Criação de um país imaginário: 1) dividir os alunos em equipes

ou grupos; 2) pedir-lhes que produzam um texto, com ou sem

ilustração, descrevendo um país imaginário, de criação da equipe;

3) solicitar que cada uma dessas leia para as demais o texto

produzido por ela; 4) afixar, no mural da sala, os textos

produzidos pelas equipes.

48) " Se eu fosse ...": 1) dividir a classe em equipes ou grupos; 2)

pedir que cada uma complete as lacunas ou pontilhado com o nome

de um objeto, animal, planta, personagem ou personalidade

humana que gostaria de ser; 3) solicitar que escrevam e/ou

desenhem a respeito do que gostariam de ser; 4) pedir que

exponham suas produções aos colegas; 5) sugerir que as coloquem

no mural ou varal de classe.

49) Homem e natureza ou homem x ecologia: 1) dividir a classe

em equipes ou grupos; 2) pedir que ouçam as canções

"Sobradinho" – Sá e Guarabira ( disco 10 anos juntos, BME –

RCA, CD ou DVD) e "Passaredo" – Francis Hime e Chico Buarque

("Meus caros amigos" – Philips); 3) explicar aos alunos o seguinte:

a canção "Sobradinho" trata do rio São Francisco, que nasce na

região Sudeste e deságua na região Nordeste do país, e das

conseqüências do represamento dessas águas para a população

que vivia nos municípios de Remanso, Casa Nova, Santo Sé, Pilão

Arcado... com a construção de uma barragem no salto do

Sobradinho. A canção "Passaredo", por sua vez, focaliza a

destruição da fauna e o desequilíbrio do ecossistema, provocados

pelo homem; 4) solicitar às equipes que comentem, escrevam e/ou

desenhem sobre o que compreenderam a respeito de cada uma

das canções ouvidas por eles.

NOME DE ANIMAIS

AJUDE MEL A COLOCAR AS PLACAS NO LUGAR ADEQUADO PARA INDICAR

ONDE ESTÃO OS NOVOS ANIMAIS DO ZOOLÓGICO.

PARA ISSO, RECORTE AS PLACAS ABAIXO E COLOQUE NA FRENTE DE CADA

ANIMAL.

GIRAFA LEBRE MACACO TATURANA CACHORRO

LEÃO GATA TARTARUGA MORCEGO COBRA


NOME: ______________________________________DATA:_______________

CRUZADINHA

1 2 3

CAMELO FESTA CORNETA

MANECO FEIRA CACIQUE

MOLEQUE LÁPIS CADEIRA

MACACO FEIJÃO CADERNO



VAMOS VER SE VOCÊ DESCOBRE QUAIS SÃO AS PALAVRAS QUE ESTÃO

FALTANDO? VEJA AS DICAS:

1. CONTE O NÚMERO DE QUADRADINHOS DA PALAVRA QUE VOCÊ VAI

COMPLETAR, ASSIM VOCÊ SABERÁ QUANTAS LETRAS TEM A PALAVRA.

2. LEIA A LISTA DE PALAVRAS COM ESSE NÚMERO DE LETRAS, PARA

DESCOBRIR QUAL É A CERTA.

O MACACO FOI A

NÃO SABIA O QUE COMPRAR

COMPROU UMA

PARA A COMADRE SE SENTAR

A COMADRE SE

A CADEIRA ESCORREGOU

COITADA DA COMADRE

FOI PARAR NO

5 6 7 8

FESTA SOBROU CADEIRA CANTEIRO

FONTE SENTOU CASTELO CORREDOR

FEIRA CEBOLA COSTELA CANTADOR





NOME: __________________________________DATA: _______________

LISTA DE ANIMAIS

VAMOS LIBERTAR OS BICHOS QUE FORAM CAPTURADOS PELOS CAÇADORES? CIRCULE

CADA ANIMAL QUE SEU PROFESSOR DITAR, SALVANDO-OS.

ONÇA

TAMANDUÁ

MACACO

JACARÉ

JIBÓIA

AVESTRUZ

TARTARUGA MARINHA

JACARÉ-DE-PAPO-AMARELO

CORUJA

TUBARÃO

GOLFINHO

BALEIA

MINHOCA

MACACO

COBRA

LAGARTO

PAPAGAIO

OVELHA

PERIQUITO

PEIXE-BOI



NOME: __________________________________DATA: ______________

PERSONAGENS DE HISTÓRIA

“ CORRE, CORRE !

PASSA, PASSA !

NADA ME PEGA

SOU O BONECO DE MASSA !”

ESSE É UM TRECHO DA HISTÓRIA O BONECO DE MASSA, UMA DAQUELAS QUE

NOSSA MASCOTE GOSTA DE OUVIR. ENCONTRE NA LISTA ABAIXO O NOME DAS

PERSONAGENS QUE SAÍRAM CORRENDO ATRÁS DELE.

VAQUINHA

VELHINHO

RATA

VELHINHA

CAMELO

BURRO

MENINOS

RAPOSA

MACACOS



NOME: __________________________________DATA: _______________

MEL PEGOU PARTES DO CORPO DE 5 ANIMAIS PARA FAZER UMA RECEITA

MALUCA !

ELA DECIDIU MANDAR A RECEITA PARA SUAS AMIGAS. COMO ANDA SEMPRE

APRESSADA, ELA PRECISARÁ DA AJUDA DELAS. COMPLETE A RECEITA PARA

QUE ELA POSSA ENVIÁ-LA. AS QUANTIDADES FICAM POR SUA CONTA !

SOPA DA FELICIDADE

3 PÉS DE ______________________

_____DENTES DE __________________

______ RABOS DE __________________

_______UNHAS DE ________________

_______ASAS DE _________________



NOME: __________________________________DATA: _______________

BILHETE

O LOBO, CANSADO DE SOPRAR, RESOLVEU ARMAR UMA CILADA DIFERENTE PARA

OS TRÊS PORQUINHOS. MANDOU UM BILHETE PARA ELES, QUE DIZIA:

QUERIDOS PORQUINHOS,

ESTOU CANSADO DE TANTA BRIGA, POR ISSO PENSEI EM FAZER UM

BANQUETE EM SINAL DE AMIZADE. SERÁ HOJE, À NOITE, EM MINHA CASA.

ESPERO ANSIOOS POR VOCÊS.

UM ABRAÇO CALOROSO DE SEU AMIGO

LOBO

OS PORQUINHOS DESCONFIADOS, RESOLVERAM NÃO IR, POIS SENTIRAM QUE

HAVIA ALGO DE MUITO ESTRANHO.

COMO SÃO EDUCADOS, PENSARAM EM RESPONDER O BILHETE. AJUDE-OS A

ESCREVER EXPLICANDO O MOTIVO DA AUSÊNCIA.

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NOME: __________________________________DATA: _______________

POESIA COM ANIMAIS

SAPOS, GATOS, PASSARINHOS, PATOS... ELES APARECEM EM MUITOS POEMAS.

ESCOLHA UMA POESIA EM QUE ALGUM DELES APAREÇA E ESCREVA NO ESPAÇO

ABAIXO.

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ENUMERAÇÃO DE HISTÓRIA

SAPATINHO DE CRISTAL, ABÓBORAS TRANSFORMADAS EM CARRUAGENS,

RATINHOS QUE VIRAM CAVALOS... QUE HISTÓRIA É ESSA ?

ENCONTRE O TRECHO LIDO PELO PROFESSOR, ENUMERE-O NA ORDEM

CORRETA E DEPOIS ESCREVA O NOME DA HISTÓRIA.

ASSIM, L INDAMENTE VESTIDA, FOI AO PALÁCIO

E DANÇOU A NOITE TODA COM O PRÍNCIPE, E

TAO FELIZ QUE SE ESQUECEU DA PROMESSA

QUE HAVIA FEITO À SUA FADA–MADRINHA,

VOLTAR PARA CASA ANTES DA MEIA-NOITE.

SUA FADA-MADRINHA LHE MANDOU, PELO PÁSSARO

AZUL, UM LINDO VESTIDO E SAPATINHOS DE

CRISTAL, PARA QUE ELA TAMBÉM PUDESSE IR À

FESTA MAS ELA TERIA DE VOLTAR À SUA CASA ATÉ

A MEIA-NOITE, POIS DO CONTRÁRIO SEU VESTIDO

DESAPARECERIA.

QUANDO BATEU MEIA-NOITE, LEMBROU-SE DA

PROMESSA E, ENTÃO, SAIU CORRENDO DO

PALÁCIO, DEIXANDO CAIR UM DE SEUS

SAPATINHOS. O PRÍNCIPE TENTOU ALCANÇÁ-LA

PARA SABER QUEM ERA AQUELA LINDA JOVEM

COM A QUAL HAVIA DANÇADO.

NO DIA SEGUINTE, O PRÍNCIPE ORDENOU A TODAS

AS JOVENS DO REINO QUE EXPERIMENTASSEM O

SAPATINHO PERDIDO, PROMETENDO CASAR-SE

COM AQUELA QUE O CALÇASSE BEM. DEPOIS QUE

TODAS O EXPERIMENTARAM, O SAPATINHO FOI

COLOCADO NO PÉ DA CINDERELA E SERVIU

PERFEITAMENTE. POR ISSO, O PRÍNCIPE SE CASOU

COM ELA, E FORAM FEL IZES PARA SEMPRE.

CINDERELA VIVA COM SUA MADRASTA, QUE TINHA

DUAS FILHAS. ELAS DEBOCHAVAM DE SUAS

ROUPAS RASGADAS E REMENDADAS. ELA

TRABALHAVA NA COZINHA O DIA INTEIRO, E, POR

ISSO ERA CHAMADA DE CINDERELA.

CINDERELA DAVA COMIDA AOS PASSARINHOS DO

BOSQUE, QUE ERAM SEUS AMIGUINHOS. UM DIA

ELES LHE CONTARAM QUE O REI DARIA UMA BELA

FESTA NO PALÁCIO, COM MUITOS CONVIDADOS.



ADIVINHA

O PROFESSOR LERÁ A ADIVINHA. DEPOIS, RESPONDA JUNTO AOS COLEGAS E PROCURE

A RESPOSTA CORRETA.

O QUE É O QUE É ...?

... SEMPRE VEM NA FRENTE, NÃO IMPORTA O CONTEÚDO, CHEGA LOGO, É O

PRIMEIRO, FICA POR CIMA DE TUDO.

NOTA NOME NOVE

... QUANTO MAIS QUENTE ELE ESTÁ, MAIS FRESCO O DANADO É

ANÃO PÃO JOÃO

... NÃO TEM BOCA MAS MASTIGA, COME MUITO E NÃO ENGORDA, CORTA

FURA E NUNCA BRIGA ?

TESOURO BESOURO TESOURA

QUEM É QUE, PARA FICAR FORTE E PARA CRESCER, NÃO PRECISA FAZER

NADA, NEM BEBER E NEM COMER ?

FOCA FOME FOGO

PESQUISE E COPIE ABAIXO DUAS ADIVINHAS, PARA LER PARA SEUS

COLEGAS. ESCOLHAS SUAS PREFERIDAS.

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ENUMERAÇÃO DE HISTÓRIA

ESTA É A FÁBULA “ O LEÃO E O RATINHO”. ELA FOI ESCRITA FORA DE

ORDEM. ENCONTRE O TRECHO LIDO NA ORDEM PELO PROFESSOR E

ENUMERE-O NA ORDEM CORRETA.

NISSO APARECEU O RATINHO, E COM SEUS

DENTES AFIADOS ROEU AS CORDAS E SOLTOU

O LEÃO.

ALGUM TEMPO DEPOIS O LEÃO FICOU PRESO

NA REDE DE UNS CAÇADORES. NÃO

CONSEGUINDO SE SOLTAR, FAZIA A FLORESTA

INTEIRA TREMER COM SEUS URROS DE RAIVA

VIERAM UNS RATINHOS PASSEAR EM CIMA E

ELE ACORDOU. TODOS CONSEGUIRAM FUGIR,

MENOS UM, QUE O LEÃO PRENDEU DEBAIXO

DA PATA.

UM LEÃO, CANSADO DE TANTO CAÇAR, DORMIA

ESPICHADO DEBAIXO DA SOMBRA DE UMA

ÁRVORE.

TANTO O RATINHO PEDIU E IMPLOROU QUE O

LEÃO DESISTIU DE ESMAGÁ-LO E DEIXOU QUE

FOSSE EMBORA.



NOME: __________________________________DATA: _______________

CANÇÃO DE NINAR

ESCREVA UMA BONITA CANÇÃO DE NINAR PARA EMBALAR O SONO DA BELA

ADORMECIDA.

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RECORTE E COLE AS ETIQUETAS

RECORTE E COLE AS ETIQUETAS

COLA GIZ

GIZ DE CERA APONTADOR

LÁPIS

DUREX

TESOURA

BORRACHA

COLA GIZ

APONTADOR

TESOURA

GIZ DE CERA

LÁPIS

DUREX BORRACHA



NOME: _________________________________DATA: ______________

MÚSICA

ESTA É A LETRA DA MÚSICA “ A BARATA”. CANTEM TODOS JUNTOS E, NO MOMENTO

EM QUE O PROFESSOR LEVANTAR A MÃO, PAREM E CIRCULEM A ÚLTIMA PALAVRA

CANTADA.

A BARATA

A BARATA DIZ QUE TEM

SETE SAIAS DE FILÓ

É MENTIRA DA BARATA

ELA TEM É UMA SÓ

AH ! HÁ HÁ

OH ! HÓ HÓ

ELA TEM É UMA SÓ.

A BARATA DIZ QUE TEM

CARRO, MOTO E AVIÃO

É MENTIRA DA BARATA

ELA TEM É CAMINHÃO.

AH ! HÁ HÁ

OH ! HÓ HÓ

ELA TEM É CAMINHÃO.

A BARATA DIZ QUE TEM

FRANGO, ARROZ E FEIJÃO

É MENTIRA DA BARATA

ELA COME É MACARRÃO.

AH ! HÁ HÁ

OH ! HÓ HÓ

ELA COME É MACARRÃO.

( POPULAR)



NOME:_________________________________DATA:________________

TÍTULOS DE MÚSICA

MEL ANDA MUITO ESQUECIDA, POR ISSO, PRECISA DE AJUDA.

DIGA QUAL É O NOME DA MÚSICA DA QUAL O PROFESSOR

CANTARÁ TRECHOS. DEPOIS PROCURE NA LISTA O TÍTULO E

LIGUE A MÚSICA; ASSIM ELA NÃO VAI MAIS ESQUECER.

ELE É BRANCO E AMARELO

TEM A CRISTA VERMELHINHA

BATE AS ASAS, LÁ, LÁ

ABRE O BICO, OLÁ, LÁ

ELE FAZ QUIRIQUIQUI

SÃO JOÃO ESTÁ DORMINDO

NÃO ME OUVE, NÃO

ACORDAI, ACORDAI

ACORDAI, JOÃO

Ô MARIA, Ô MARIAZINHA

ENTRA NESTA RODA E

DANÇARÁS

SOZINHA

DENTRO DELE

DENTRO DELE

MORA UM ANJO

QUE ROUBOU

QUE ROUBOU

MEU CORAÇÃO.

O PRIMEIRO FOI SEU PAI,

O SEGUNDO SEU IRMÃO

O TERCEIRO FOI AQUELE

QUE A TERESA DEU A MÃO

TUTU MARAMBÁ

ESCRAVOS DE JÓ

ITORORÓ

NESTA RUA

NA LOJA DO MESTRE ANDRÉ

CÔA FUBÁ

O MEU GALINHO

O CRAVO E A ROSA

CAI,CAI,BALÃO

TEREZINHA DE JESUS

CAPELINHA DE MELÃO



NOME:_________________________________DATA:________________

ANIMAIS EM EXTINÇÃO

MUITOS ANIMAIS ESTÃO AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO. UMA DAS FORMAS

DE PRESERVÁ-LOS É CONHECÊ-LOS. O PROFESSOR LERÁ ALGUMAS

INFORMAÇÕES SOBRE TRÊS BICHOS DA FAUNA BRASILEIRA. ENCONTRE

O NOME DOS ANIMAIS E LIGUE-O AO TEXTO LIDO.

NAS PRAIAS BRASILEIRAS NADAM VÁRIAS

ESPÉCIES. OS RIOS DO NORTE DO

BRASIL, DA BACIA AMAZÔNICA, ABRIGAM

ESPÉCIES MUITO PARTICULARES E

GOLFINHOS, COMO O BOTO – VERMELHO

E O TUCUXI, AMBOS AMEAÇADOS DE

EXTINÇÃO.

MUITAS CIDADES SÃO LUGARES

CINZENTOS, BARULHENTOS E POLUÍDOS.

MAS ELAS TAMBÉM SEUS ENCANTOS. UM

DOS MAIS COLORIDOS ANIMAIS ALEGRA

OS ARES DAS CIDADES, VOANDO E

FAZENDO MALABARISMOS.

SÃO BICHOS INTERESSANTÍSSIMOS.

INFELIZMENTE, NÃO SÃO TÃO

CONHECIDOS PELAS PESSOAS, QUE

ACHAM QUE ELES SÃO ASSASSINOS

CRUÉIS E DEVORADORES DE HOMENS.

OS ESTUDIOSOS ACREDITAM QUE ELES

SURGIRAM HÁ MAIS DE 300 MILHÕES DE

ANOS.

BORBOLETA

OVELHA

GATO

TUBARÃO

GOLFINHO

TAMANDUÁ



NOME: _________________________________DATA: ______________

CURIOSIDADES DE ANIMAIS

ABAIXO ESTÃO ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE ANIMAIS AQUÁTICOS, PARA COLOCAR NOS

MURAIS DA ESCOLA.

PARA DEIXÁ-LO BEM ORGANIZADO, É NECESSÁRIO COLOCAR O NOME DOS ANIMAIS NO

TÍTULO.

DEPOIS QUE O PROFESSOR LER O TEXTO, ENCONTRE O NOME DO ANIMAL, RECORTE E

COLE ACIMA DO TEXTO. FAÇA BONITAS ILUSTRAÇÕES PARA COLOCAR AO LADO DO MURAL.

É ANIMAL INTELIGENTE, CAPAZ DE DISTINGUIR OBJETOS PELA FORMA, POR

EXEMPLO. SUA INTELIGÊNCIA NÃO VEM DO TAMANHO DA CABEÇA PORQUE

O QUE CHAMAMOS DE CABEÇA NÃO É CABEÇA. É O CORPO. A CABEÇA DE

VERDADE É PARTE QUE SE PARECE UM PESCOÇO, ONDE ESTÃO OS OLHOS

E A BOCA DO ANIMAL.

SÃO REPTÉIS DOS MAIS ANTIGOS, RESPIRAM COM PULMÕES, MAS TÊM

ADAPTAÇÕES QUE FAZEM COM QUE POSSAM ARMAZENAR GRANDE

QUANTIDADE DE OXIGÊNIO NO SANGUE. POR ISSO, PODEM FICAR BASTANTE

TEMPO SOB A ÁGUA. NO MUNDO TODO EXISTEM 8 ESPÉCIES DESTAS, CINCO

VIVEM AO LONGO DA COSTA BRASILEIRA.

A MAIOR PARTE TEM O CORPO EM FORMA DE TORPEDO, BEM ADAPTADO

PARA NADAR. NORMALMENTE SÃO BONS NAVEGADORES. ALGUNS DELES

PODEM FAZER DE 50 A 60 QUILÔMETROS POR HORA.

ALGUMAS ESPÉCIES PODEM TER ATÉ 135 FILHOTES DE UMA VEZ.

A MAIORIA TEM ENTRE 4 E 12 FILHOTES

TUBARÃO

TARTARUGA MARINHA

TAMANDUÁ - BANDEIRA

POLVO

PATO

TIGRE

PAPAGAIO



NOME: _________________________________DATA: ______________

ANÚNCIO

MARIANA QUER VENDER UMA COLEÇÃO DE FITAS CASSETES DE HISTÓRIAS

TRADICIONAIS. SÃO 25 FITAS CASSETES E ELAS ESTÃO EM BOM ESTADO. O

TELEFONE DE MARIANA É 4567 – 0990.

AJUDE MARIANA A ESCREVER UM ANÚNCIO PARA SER COLOCADO NO

MURAL DO SUPERMERCADO QUE FICA PRÓXIMO DA CASA DELA.

BONS NEGÓCIOS

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NOME: _________________________________DATA: ______________

INVENÇÕES DA MADRASTA

A MADRASTA NÃO DESISTE DE TENTAR SE LIVRAR DE BRANCA DE NEVE.

ESCREVA AS TRÊS FORMAS QUE A MADRASTA INVENTOU PARA MATAR A

MOÇA.

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NOME: __________________________________DATA: ______________

ORDENAÇÃO DE TEXTO

VOCÊS JÁ PENSARAM DO QUE E COMO É FEITA A TEIA DE ARANHA ? VAMOS

DESCOBRIR ?

O TEXTO ABAIXO RESPONDE ESSAS DUAS QUESTÕES, MAS ELE ESTÁ FORA DE

ORDEM. ENCONTRE O TRECHO LIDO PELO PROFESSOR E COLE-O EM UMA FOLHA

OU CADERNO. DEPOIS, LEVE – O PARA CASA PARA COMPARTILHAR AS

DESCOBERTAS COM OS FAMILIARES.

TEIAS DE ARANHA

A CADA DOIS OU TRÊS DIAS, A ARANHA AGLUTINA TODOS OS

FIOS E REFAZ A TEIA. PARA TAL, ELA USA UM BOCADO DE “

TEIA RECICLADA”

EMBORA ÀS VEZES CONSTRUA SUA TEIA INCLINADA, QUANDO

ESTÁ EM AMBIENTE NATURAL, QUASE SEMPRE CONSTRÓI

PRÓXIMO DO PLANO VERTICAL.

A TEIA DE ARANHA É CONSTRUÍDA COM UMA ESPÉCIE DE

SEDA, QUE É UMA PROTEÍNA.

NA TEIA, A ARANHA FICA NA PARTE DE BAIXO, O QUE FACILITA

AS FUGAS PRECIPITADAS, EM QUEDA LIVRE.



NOME: ________________________________DATA: ______________

ORDENAÇÃO DE TEXTO

OS MORCEGOS SÃO ANIMAIS QUE MUITAS VEZES CAUSAM MEDO, MAS SERÁ QUE SÃO

PERIGOSOS ?

O TEXTO ABAIXO TRAZ ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE ELES, MAS ESTÁ FORA DE

ORDEM.

ENCONTRE O TRECHO LIDO PELO PROFESSOR NA ORDEM CORRETA E COLE-O EM UMA

FOLHA EM BRANCO,ORDENANDO – O .

FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO CAPRICHADA PARA O TEXTO !

MORCEGOS

OS MORCEGOS SÃO CHAMADOS DE ANIMAIS NOTURNOS. DIZ O

POVO QUE ELES SÃO CEGOS, MAS NÃO É ISSO. O QUE ACONTECE

É QUE SE ORIENTAM TAMBEM PELO SONAR, FORMADO PELA

EMISSÃO DE SONS DE ALTA FREQÜÊNCIA, INAUDIVEIS PELO

HOMEM.

A MAIOR PARTE DOS MORCEGOS É PEQUENA . O MENOR MAMÍFERO

BRASILEIRO É O MORCEGUINHO MARROM, QUE PESA SÓ QUATRO

GRAMAS. A MAIOR ESPÉCIE DE MORCEGO PESA UM POUCO MAIS

DE 200 GRAMAS.

O MORCEGO É UM MAMÍFERO QUE , COMO TODOS OS OUTROS,

TEM O CORPO COBERTO DE PELOS E AMAMENTA SEUS FILHOTES.

MAS O MORCEGO TEM UMA COISA ESPECIAL: É CERTO QUE HÁ

MAMÍFEROS PLANANDO, COMO ALGUNS ESQUILOS, MAS VOANDO,

SÓ MORCEGOS.

A MAIORIA DOS MORCEGOS DORME PENDURADA, DE CABEÇA

PARA BAIXO. PARA ISSO, USAM AS GARRAS DOS MEMBROS

SUPERIORES. ESSA POSIÇÃO ATÉ QUE FAZ BEM AO BICHO,

PORQUE ELE PODE FACILMENTE DECOLAR ABRINDO OS DEDOS.

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NOME: ________________________________DATA: __________

TÍTULO DE HISTÓRIA

A HISTÓRIA ILUSTRADA ABAIXO É UMA DAS PREFERIDAS DE MEL.

ENCONTRE O NOME DA HISTÓRIA E PINTE- O.

A PRINCESA ENCANTADA

A GUARDADORA DE GANSOS

ALI BABÁ E OS QUARENTA LADRÕES

A BELA E A FERA

A ROUPA NOVA DO REI



ENUMERAÇÃO DE HISTÓRIA

ESTES SÃO TRECHOS DA HISTÓRIA JOÃO E MARIA , MAS ESTÃO

DESORDENADOS.

O PROFESSOR LERÁ CADA TRECHO. ENCONTRE-O E ENUMERE-O NA ORDEM

LIDA PELO PROFESSOR.

( ) A VELHA MÁ QUE VIVIA NA CASA PRENDEU JOÃO EM UMA GAIOLA

PARA COMÊ-LO DEPOIS QUE ENGORDASSE.

( ) COMPLETAMENTE SOZINHOS E PERDIDOS, OS DOIS COMEÇARAM A

PROCURAR COMIDA.

( ) MARIA EMPURROU A VELHA MÁ NO FORNO E LIBERTOU JOÃO.

( ) ERA UMA VEZ UMA FAMÍLIA MUIITO POBRE QUE NÃO PODIA CRIAR

SEUS FILHOS E , POR ISSO, ABANDONOU-OS NA FLORESTA.

( ) A VELHA MÁ PERDEU A PACIÊNCIA PORQUE O MENINO NÃO

ENGORDAVA E RESOLVEU COMÊ-LO.

( ) DE REPENTE, ENCONTRARAM UMA CASA FEITA DE BOLOS E DOCES.

FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO DESSA HISTÓRIA:



TRECHOS DE HISTÓRIA

ESTES SÃO TRECHOS DAS HISTÓRIAS PREFERIDAS DE MEL. O

PROFESSOR LERÁ CADA UM DELES. DEPOIS QUE VOCÊ DESCOBRIR QUAL

É A HISTÓRIA, PROCURE O TÍTULO NA LISTA E COPIE:

... NENHUMA OUTRA SERÁ MINHA ESPOSA A NÃO SER AQUELA CUJO PÉ

COUBER ESTE SAPATINHO DE CRISTAL !

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... QUANDO CHEGARAM PERTO, VIRAM QUE A CASINHA ERA FEITA DE PÃO

E COBERTA DE BOLO, E AS JANELAS ERAM DE AÇÚCAR TRANSPARENTE.

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... A FILHA DO REI COMEÇOU A CHORAR E TINHA MEDO DO SAPO FRIO QUE

ELA NÃO SE ATREVIA A TOCAR, E QUE AGORA IRIA DORMIR NA SUA LINDA

CAMINHA DE SEDA.

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... TENHO CERTEZA DE QUE VOCÊS JÁ ADIVINHARAM UMA COISA. O LOBO

ESCOLHEU O CAMINHO MAIS CURTO PARA CHEGAR À CASA DA VOVÓ E

DISSE À MENINA QUE FOSSE PELO CAMINHO MAIS LONGO.

_________________________________________________________

... O PRIMEIRO PORQUINHO SEGUIU PELA ESTRADA. NÃO TINHA A

INTENÇÃO DE ANDAR MUITO, E SÓ DE PENSAR EM CONSTRUIR UMA

CASA JÁ FICAVA CANSADO. ALÉM DISSO, NÃO POSSUÍA NENHUM

MATERIAL PARA CONSTRUIR UMA CASA.

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... AH ! DISSE O HOMEM. ACONTECE QUE ESTES FEIJÕES SÃO MÁGICOS.

SE VOCÊ PLANTAR HOJE À NOITE, VAI TER UMA SURPRESA. PODE

ACREDITAR NO QUE ESTOU DIZENDO: ESTES FEIJÕES VÃO DAR MUITA

SORTE !

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TÍTULO DAS HISTÓRIAS

A BELA E A FERA

O LOBO E OS SETE CABRITINHOS

JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO

ALADIM E A LÂMPADA MARAVILHOSA

O REI LEÃO

A BELA ADORMECIDA

CINDERELA

JOÃO E MARIA

ALI BABÁ E OS QUARENTA LADRÕES

O REI SAPO

SEREIAZINHA

CHAPEUZINHO VERMELHO

OS TRÊS PORQUINHOS

DESCUBRA QUEM SÃO OS ANIMAIS!

QUEM É QUE

... ADORA UMA FORMIGA E TAMBÉM É

CONHECIDO POR SUA CAUDA MUITO BONITA

... É DIVERTIDO E ENGRAÇADO, CORRE RISCO

DE EXTINÇÃO, É UMA ESPÉCIE DE MACACO

...É AVE MUITO OBSERVADORA. NOS DESENHOS

ELA É SEMPRE VISTA COMO PROFESSORA

... É VALENTE DEMAIS ! É CONHECIDO COMO

O REI DOS ANIMAIS

... SERVE DE ALIMENTO PARA AS GALINHAS E

TAMBÉM DE ISCA NUMA BOA PESCARIA

DEPOIS DE OUVIR A LEITURA

DAS CARACTERISTICAS, FEITA

PELO PROFESSOR, CONSULTE A

LISTA AO LADO E COPIE O

NOME DO ANIMAL DESCRITO.

MACACO

TAMANDUÁ

MICO-LEÃO-DOURADO

MINHOCA

POMBO

CORUJA

CABRA

TUBARÃO

LEÃO

LEBRE

TATU-BOLA

JACARÉ



DITADO CANTADO

CHAPEUZINHO VERMELHO SEGUIU PARA A CASA DA VOVÓ LEVANDO UMA

CESTA DE GULOSEIMAS. COMO O CAMINHO ERA LONGO, FOI CANTANDO

PARA SE DISTRAIR.

CANTE ESTA MUSICA E, QUANDO O PROFESSOR PARAR, ENCONTRE A

ÚLTIMA PALAVRA CANTADA E PINTE-A.

PELA ESTRADA AFORA

EU VOU BEM SOZINHA

LEVAR ESTES DOCES

PARA A VOVOZINHA

ELA MORA LONGE

E O CAMINHO É DESERTO

E O LOBO MAU

ANDA AQUI

POR PERTO .



QUADRINHA

ESTA É UMA QUADRINHA CONHECIDA. ELA NÃO ESTÁ NA ORDEM

CORRETA.

RECORTE OS VERSOS, ORDENE-OS E COLE-OS EM OUTRA FOLHA.

NÃO ESQUEÇA DE ILUSTRÁ-LA !

DE BATER O PÉ NA LAMA

O PATINHO ESTÁ CANSADO

DE AMAR QUEM NÃO ME AMA

EU TAMBÉM ESTOU CANSADA


LISTA DE COMPRAS

MEL RESOLVEU FAZER UMA RECEITA MALUCA. AJUDE-A A ELABORAR UMA

LISTA DE COMPRAS PARA O CARDÁPIO DO ENCONTRO ANUAL DOS URSOS.

PROCURE OS INGREDIENTES NA LISTA AO LADO E COPIE-OS NA LISTA DE

COMPRAS.

LISTA DE COMPRAS

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RAPAS DE LIMÃO

OVOS DE GALINHA

OLHO DE AVESTRUZ

ASAS DE BARATA

ASAS DE MARIPOSA

UNHAS DE JACARÉ

AÇÚCAR

ÁGUA

CALDO DE COBRA

FARINHA DE TRIGO

DENTES DE LEÃO

RABOS DE RATO

OVOS DE LAGARTIXA



PERSONAGENS DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS

OS NOMES ABAIXO SÃO DE ALGUMAS PERSONAGENS DAS HISTÓRIAS EM

QUADRINHOS DE MAURICIO DE SOUSA E DA DISNEY.

LEIA E COPIE, SEPARANDO AS PERSONAGENS DAS HISTÓRIAS EM

QUADRINHOS DA TURMA DA MÔNICA E DA TURMA DO TIO PATINHAS.

MARGARIDA - MÔNICA - CASCÃO - CEBOLINHA

TIO PATINHAS - MAGALI - ANJINHO - PATETA

PATO DONALD - BIDU - GASTÃO

TURMA DA MÔNICA TURMA DO TIO PATINHAS

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ENCARTE DE FITA CASSETE

MEL CONHECE MUITAS MÚSICAS, POR ISSO GRAVOU UMA FITA COM AS

PREFERIDAS. AGORA, PRECISA ESCREVER NO ENCARTE ABAIXO O NOME

DAS MÚSICAS GRAVADAS.

NA LISTA ABAIXO, ESTÃO VÁRIOS TÍTULOS DE MÚSICAS CONHECIDAS.

ENCONTRE O NOME QUE O PROFESSOR DITAR E COPIE NO QUADRO AO

LADO.

CAI, CAI, BALÃO

O CRAVO E A ROSA

CARNEIRINHO, CARNEIRÃO

ESCRAVOS DE JÓ

O MEU GALINHO

A CANOA VIROU

PEIXINHO DO MAR

ATIREI O PAU NO GATO

SE ESTA RUA

ALECRIM

NA LOJA DO MESTRE ANDRÉ

CAPELINHA DE MELÃO

PIRULITO QUE BATE-BATE

PEZINHO

POMBINHA BRANCA

MÚSICAS

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NOME DE DOCES

JOÃO E MARIA FORAM ABANDONADOS NA FLORESTA E, COMO ESTAVAM

PERDIDOS, CAMINHARAM SEM RUMO.

AO LONGE AVISTARAM UM CASINHA TODA FEITA DE DOCES. O QUE ELES NAÕ

SABIAM É QUE ELA ERA DE UMA TERRÍVEL VELHA MÁ !

FAÇA UMA LISTA DOS DOCES QUE VOCÊ IMAGINA QUE A VELHA MÁ COLOCOU NA

CASA PARA DEIXAR AS CRIANÇAS COM ÁGUA NA BOCA.

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PERSONAGENS DE HISTÓRIAS

OS CONTOS DE FADAS ESTÃO REPLETOS DE PERSONAGENS INTERESSANTES:

PRINCESAS, REIS, RAINHAS, CAÇADORES. TESTE SUA MEMÓRIA LIGANDO A

PERSONAGEM AO NOME DA HISTÓRIA EM QUE ELA APARECE.

BRANCA DE NEVE

CHAPEUZINHO VERMELHO

CINDERELA

O REI SAPO

RAPUNZEL

OS SETE CORVOS

A PRINCESA E O GRÃO DE ERVILHA

A BELA E A FERA

JOÃO E MARIA

OS TRÊS PORQUINHOS



LISTA DE COMPRAS

O ANIVERSÁRIO DE MEL ESTÁ CHEGANDO. OS AMIGOS DELA RESOLVERAM FAZER UMA

FESTA E PRECISAM DE SUA AJUDA PARA ORGANIZAR A LISTA DE COMPRAS.

O CARDÁPIO DA FESTA SERÁ : BOLO DE CHOCOLATE, BRIGADEIRO E SANDUÍCHE DE

QUEIJO.

DISCUTA COM SUA CLASSE OS INGREDIENTES NECESSÁRIOS PARA PREPARAR O

CARDÁPIO, ENCONTRE-OS NA LISTA E COPIE-OS NO QUADRO ABAIXO.

FARINHA DE TRIGO

MILHO

OVOS

FUBÁ

FERMENTO

CHOCOLATE EM PÓ

CANELA EM PAU

MANTEIGA

MOLHO DE TOMATE

LEITE

MELANCIA

LEITE CONDENSADO

AÇÚCAR

ARROZ

QUEIJO

PÃO

QUIABO

PIMENTA

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ADIVINHA

O PROFESSOR LERÁ A ADIVINHA E VOCÊ DEVERÁ LIGÁ-LA Á RESPOSTA CORRETA.

O QUE É, O QUE É ?

ENCHE UMA CASA COMPLETA,

MAS NÃO ENCHE UMA MÃO

AMARRADO PELAS COSTAS,

ENTRE E SAI SEM TER PORTÃO.

PASSA O DIA NO CÉU E

A NOITE DENTRO DA ÁGUA.

EU FUI FEITO DE PANCADA.

SÓ SIRVO SE FOR BEM TORTO.

VOU PROCURAR QUEM ESTÁ VIVO,

ESPETADINHO NUM MORTO.

PASSA PELA ÁGUA E NÃO SE MOLHA,

ANDA PELO SOL E NÃO SE QUEIMA.

TEM ASA, MAS NÃO VOA

TEM BICO, MAS NÃO BICA.

MUITO USADO NA ESCOLA.

ESCREVE MAS NÃO SABE LER.

UMA CAIXINHA DE BOM PARECER.

NÃO HÁ CARPINTEIRO QUE SAIBA FAZER.

ANZOL

BOTÃO

LÁPIS

SOMBRA

DENTADURA

OVO

BULE

LUA

OSSO

BOLA

DEDÃO



TÍTULOS DE HISTÓRIAS

ESTAS SÃO CENAS DE HISTÓRIAS CONHECIDAS. OBSERVE A

ILUSTRAÇÃO E PINTE O TÍTULO CORRESPONDENTE.

OS TRÊS PORQUINHOS

OS TRÊS MOSQUETEIROS

O PÁSSARO DOURADO

O SARGENTO VERDE

O PATINHO FEIO

O BONECO DE MASSA

A BELA E A FERA

A BELA ADORMECIDA

A SEREIAZINHA



HISTÓRIAS PREFERIDAS

MEL ESTÁ ORGANIZANDO SUA LISTA DE HISTÓRIAS PREFERIDAS. PARA ISSO,

AJUDEM-NA CIRCULANDO NA LISTA DOS TÍTULOS SÓ AS QUE TÊM ALGUM

PERSONAGEM QUE É ANIMAL.

O PATINHO FEIO

A BELA ADORMECIDA

O REI SAPO

A PEQUENA VENDEDORA DE FÓSFORO

O ROUXINOL

A ROUPA NOVA DO REI

ALADIM E A LÂMPADA MARAVILHOSA

OS TRÊS PORQUINHOS

JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO

A PRINCESA E A ERVILHA

O LOBO E OS SETE CABRITINHOS

CHAPEUZINHO VERMELHO



NOME: ______________________________________DATA: __________
FILMES PREFERIDOS

VOCÊ JÁ DEVE TER ASSISTIDO A MUITOS FILMES NO CINEMA E NO VÍDEO, NÃO É?

FAÇA UMA LISTA DOS SEUS FILMES PREFERIDOS PARA INDICARMOS PARA OUTRA

CLASSE DA NOSSA ESCOLA.

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MÚSICAS SOBRE ANIMAIS

MEL ESTÁ ORGANIZANDO SEU CADERNO DE LEITURA POR ASSUNTO. NESTA

SEMANA, COLARÁ NELE SÓ MÚSICAS SOBRE ANIMAIS.

ABAIXO, ESTÃO ESCRITAS MÚSICAS CONHECIDAS. LEIA OS TÍTULOS E PINTE

AS QUE FALAM DE ANIMAIS. DEPOIS RECORTE AS MÚSICAS PINTADAS E

COLE-A NO CADERNO DE LEITURA OU EM UMA FOLHA.

PAPAGAIO CANTA

PAPAGAIO CANTA,

PERIQUITO CHORA,

MORENA BONITA

VAMO-NOS EMBORA.

ROSA AMARELA

OLHA A ROSA AMARELA, ROSA,

TÃO BONITA E TÃO BELA,ROSA,

OLHA A ROSA AMARELA, ROSA,

TÃO BONITA E TÃO BELA, ROSA.

ATIREI O PAU NO GATO

ATIREI O PAU NO GATO-TO, MAS O GATO-TO

NÃO MORREU-REU-REU, DONA CHICA-CA

ADMIROU-SE-SE DO BERRO, DO BERRO,

QUE O GATO DEU.

PIRULITO

PIRULITO QUE BATE, BATE

PIRULITO QUE JÁ BATEU.

QUEM GOSTA DE MIM É ELA,

QUEM GOSTA DELA SOU EU.

SAPO JURURU

SAPO JURURU

NA BEIRA DO RIO.

QUANDO O SAPO CANTA,

Ó MANINHA,

É QUE ESTÁ COM FRIO.

FORMIGUINHA DA ROÇA

FORMIGUINHA DA ROÇA

ENDOIDECEU

COM UMA DOR DE

CABEÇA

QUE LHE DEU.

AI, POBRE,

AI, POBRE FORMIGUINHA!

PÕE A MÃO NA CABEÇA

E FAZ ASSIM... E FAZ

ASSIM...



ADIVINHA

O QUE É, O QUE É ?

... QUANTO MAIOR, MENOS SE VÊ ?

ESCOVA ESCURIDÃO ESPADA

... ENCHE UMA CASA, MAS NÃO ENCHE UMA MÃO ?

BALÃO BOLSO BOTÃO

... NÃO TEM PORTA NEM JANELA, DONA CLARA MORA NELA ?

UVA OVO OSSO

... PASSA A VIDA NA JANELA E MESMO DENTRO DE CASA ESTÁ SEMPRE

FORA DELA ?

BOTÃO ROJÃO ANÃO

... SÃO LUZES, MAS NÃO TEM FIO, SÃO QUIETAS E AGITADAS, SE

DORMEM DE DIA À NOITE PASSAM ACORDADAS ?

ESTADOS ESTRIBOS ESTRELAS

PARA RESOLVER AS ADIVINHAS, SIGA ESTAS DICAS:

1.ESCUTE AS PERGUNTAS, LIDAS PELO PROFESSOR,

E AS RESPOSTAS DADAS PELA CLASSE.

2. PROCURE A RESPOSTAS ENTRE AS PALAVRAS

ESCRITAS ABAIXO DA PERGUNTA.

3. DISCUTA COM SEU COLEGA A SUA ESCOLHA.

4. CIRCULE A PALAVRA QUE VOCÊ ESCOLHEU.

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O QUE É, O QUE É ?

... É DURO, GORDO E CARECA. É BRANQUINHO SIM, SENHOR, SUA MÃE

É DESDENTADA E SEU PAI É CANTADOR

ÓCULOS OVO OMO

... É ÁGUA E NÃO VEM DO MAR, NEM NA TERRA NASCEU, DO CÉU ELA

NÃO CAIU, TODO MUNDO JÁ LAMBEU.

LÁGRIMA LATINHA ATLETA

... BATE, BATE, PODE-SE ABRIR E FECHAR, VIVE NESSE VAI-E-VEM SEM

NUNCA SAIR DO LUGAR.

POTE PORTA PORTARIA

... TEM DENTE MAS NÃO TEM BOCA, NÃO MORDE, MASTIGA OU COME.

ÉCARECA, E TEM CABELO. QUEM ADIVINHA SEU NOME?

PONTE PÊNDULO PENTE

... ASSOBIA E NÃO TEM BOCA, CORRE E NÃO TEM PÉ?

VELA VENDA VENTO

... VIRA A CABEÇA DO HOMEM?

PERNAS PESCOÇO PESTANA

PARA RESOLVER AS ADIVINHAS, SIGA ESTAS DICAS:

1. LEIA OU ESCUTE AS PERGUNTAS E AS RESPOSTAS.

2. ESCOLHA A QUE LHE PAREÇA CERTA.

3. DISCUTA COM SEU AMIGO SUA ESCOLHA.

4. CIRCULE A PALAVRA QUE VOCÊS ESCOLHERAM.

FONTE:http://professoramarciavaleria.blogspot.com.br

2 comentários:

Sandra Laureci

Amei todas dicas de atividades!

Anônimo

Muito boooom!!! Me ajudou muito mesmo! Parabéns

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