Diversas dicas de Atividades para cada nível de Alfabetização.
Atividades para Pré-silábicos
- Caixa surpresa;
- Bingos (figuras, letras, nomes, números, etc.);
- Boliche;
- Batata-quente;
- Corre cutia;
- Sorteio de letras;
- Alfabeto concreto e ilustrado;
- Jogo da memória (letras, figuras e letras);
- Jogos das argolas;
- Jogo da pescaria;
- Dados (letras, figuras);
- Quebra-cabeça de figuras e iniciais;
- Quadro classificatório de objetos;
- Atividades com rótulos;
- Confecção “Meu dicionário” (colagem de figuras).
Atividades para Silábicos
- Alfabeto móvel (individual e coletivo);
- Batata-quente (reconstrução);
- Boca e lápis;
- Jogo da memória (figura / palavra);
- Pesquisa de palavras em jornais e revistas;
- Caça-palavras;
- Cruzadão;
- Confecção “Meu Dicionário” (reconstrução);
- Caixa-surpresa (reconstrução);
- Listagem de palavras;
- “Meu barquinho vai navegar”.
Atividades para Silábico-alfabéticos e Alfabéticos
- Palavra secreta;
- Jogo das caixinhas ou envelope;
- Listagens individuais;
- Detetive ou salada de letras;
- Cruzadinhas;
- Frases coletivas ou individuais;
- Frases enigmáticas;
- Forca;
- Stop;
- Atividades envolvendo os diversos portadores de texto;
- Textos coletivos.
1. JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO
Existem três métodos para alfabetizar:
Método Sintético þ Parte do estudo de elementos menores
que a palavra.
Método Analítico þ Parte do estudo da palavra e de
elementos mais significativos. Do conto, frases, palavras, sílabas
e letras. Parte do todo para as partes.
Método Misto þ É formado por elementos dos métodos
Analítico e Sintético.
Método Sintético
Processo Alfabético þ Consiste em decorar todo o alfabeto,
reconhecer, cada letra isoladamente, reunir as sílabas para
formar e ler palavras. Aprendem o alfabeto depois as sílabas,
palavras, frases e textos.
Processo Fônico þ Parte dos sons das letras e não do seu
nome. Aprende-se o som da letra, sua representação gráfica,
depois a sílaba, a palavra, a frase e o conto
Processo silábico þ Representa a fase mais avançada do
método sintético. Parte das sílabas, que constituem unidades
sonoras. Começa pelas vogais depois vai para sílabas e famílias
das sílabas ( das sílabas mais fáceis para as mais difíceis).
Método Analítico
Processo de Palavração þ Parte da escolha de uma palavra com
sílabas simples, que é memorizada pelas crianças e depois partida
em sílabas.
2. Processo de sentenciação þ Para este processo o fundamental
são as frases curtas, que tenham sentido completo e que
apresentem uma seqüência de dificuldades crescente.
Seqüência : FRASE - PALAVRA - SÍLABA - LETRA
Processo de Contos þ Pode partir de um dos seguintes
recursos:
Um conto de uma cartilha que será adotada.
Um conto curto criado pela professora ou adaptado de uma
história do interesse dos alunos.
Um conto criado com as crianças, sobre um assunto do seu
interesse.
Método Ä porque tem uma seqüência, possui alguns
passos a serem seguidos.
Importância dos Jogos
Para auxiliar os alunos a fixarem o conteúdo podemos
construir jogos, como: memória, trilha, dominó, baralho, entre
muitos outros.
3. Exemplo de dois jogos de alfabetização:
Jogo do Tapa a Tapa
Material: O jogo poderá ser confeccionado com Papel Colorset,
folhas de ofício, com letras impressas em maiúsculo e minúsculo,
cursivas e script. Para finalizar, deve-se passar papel contact.
Desenvolvimento:
Os alunos devem estar sentados em círculos.
Cada aluno receberá um "montinho" de cartas viradas para baixo.
E devem ir largando-as uma de cada vez viradas para cima,
virando as letras simultaneamente. Ex. A, B, C, D, E. Quando der
o acaso de virar a letra que falou, o aluno leva todo o bolo de
cartas da mesa.
Segue a ordem dos jogadores, sempre no sentido horário. Ganha
quem estiver com mais cartas ao final do jogo.
Jogo da Memória
Material: Este jogo foi confeccionado com Cartolina, com
desenhos retirados da Internet e letras, impressos por
computador. Por fim, foi passado o papel contact.
Desenvolvimento: Os alunos devem encontrar os desenhos e
juntá-los as letras iniciais de cada figura.
As cartas ficarão distribuídas sobre a mesa e os alunos deverão
ir virando-as. Quando achar o par ou seja o desenho
correspondente com sua letra inicial, eles ficarão com a cartinha
para ser pontuado no fim do jogo.
Ganha o jogo quem fizer mais pares.
IDEIAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO
Dicas e mais dicas:
Use jogos educativos nas suas aulas.
- Desenvolva atividades lúdicas com seus alunos.
- Procure introduzir cada novo conteúdo de forma diferente.
- Mude a disposição das cadeiras e mesas na sala de aula.
- Faça os alunos participarem das aulas.
- Troque de ambiente e dê aula no pátio da escola, por exemplo.
- Explore cartazes, vídeos, filmes.
- Traga jornais e revistas para a sala de aula.
- Aproveite todo o ambiente escolar.
- Crie aulas diferentes e divertidas.
- Elabore situações problemas para os seus alunos resolverem.
- Busque auxílio nos meios de comunicação.
- Troque experiências com os colegas.
- Valorize as opiniões de seus alunos.
- Peça sugestões aos seus alunos quando for preparar suas aulas.
- Faça trabalhos em pequenos grupos ou grupos sucessivos.
- Solicite uma avaliação das suas aulas aos seus alunos.
- Incentive e estimule a aprendizagem dos seus alunos.
- Deixe transparecer que você acredita e valoriza o seu trabalho.
(Artigo de Maria Luiza Kraemer)
Jogos e atividades - ALFABETIZAÇÃO
Analise cada jogo abaixo e aplique aos alunos de forma a
ajudarem a refletirem sobre a escrita e leitura.
1- Jogo dos 7 erros : a profª elabora uma lista de palavras e, em
7 delas, substitui uma letra por outra que não faça parte da
palavra. A criança deve localizar essas 7 substituição.
2- Jogo dos 7 erros : a profª elabora uma lista de palavras e, em
7 delas, inverte a ordem de 2 letras (ex: cachorro – cachroro). A
criança deve achar esses 7 erros.
3- Jogo dos 7 erros : a profª elabora uma lista de palavras e, em
7 delas, omite uma letra. O aluno deve localizar os 7 erros.
4- Jogo dos 7 erros : a profª elabora uma lista de palavras e, em
7 delas, acrescenta 1 letra que não existe. A criança deve
localizar quais são elas.
5- Jogo dos 7 erros : a profª escreve um texto conhecido
(musica, parlenda, etc.) e substitui 7 palavras por outras, que não
façam parte do texto. O aluno deve achar quais são elas.
6- Jogo dos 7 erros : a profª escreve um texto conhecido
(musica, parlenda, etc.) e omite 7 palavras. O aluno deve
descobrir quais são elas.
7- Jogo dos 7 erros : a profª escreve um texto conhecido
(musica, parlenda, etc.) e inverte a ordem de 7 palavras. O aluno
deve localizar essas inversões.
8- Jogo dos 7 erros: a profª escreve um texto conhecido
(musica, parlenda, etc.) e acrescenta 7 palavras que não façam
parte dele. A criança deve localizar quais são elas.
9- Caça palavras: a profª monta o quadro e dá só uma pista:
"Ache 5 nomes de animais" por exemplo.
10- Caça palavras : a profª monta o quadro e escreve, ao lado, as
palavras que o aluno deve achar.
11- Caça palavras no texto: a profª dá um texto ao aluno e
destaca palavras a serem encontradas por ele, dentro do texto.
12- Jogo da memória : o par deve ser composto pela escrita da
mesma palavra nas duas peças, sendo uma em letra bastão, e a
outra, cursiva.
13- Jogo da memória: o par deve ser idêntico e, em ambas as
peças, deve haver a figura acompanhada do nome.
14- Jogo da memória: o par deve ser composto por uma peça
contendo a figura, e a outra, o seu nome.
15- Cruzadinha: A profª monta a cruzadinha convencionalmente,
colocando os desenhos para a criança pôr o nome. Mas, para
ajudá-las, faz uma tabela com todas as palavras da cruzadinha
em ordem aleatória. Assim, a criança consulta a tabela e
"descobre" quais são os nomes pelo número de letras, letra
inicial, final, etc.
16- Cruzadinha: A profª monta a cruzadinha convencionalmente,
colocando os desenhos para a criança pôr o nome. Mas, para
ajudá-las, faz um quadro com todos os desenhos e seus
respectivos nomes, para que a criança só precise copiá-los, letra
a letra.
17- Cruzadinha: A profª monta a cruzadinha convencionalmente,
colocando os desenhos para a criança escreva seus nomes.
18- Bingo de letras : as cartelas devem conter letras variadas.
Algumas podem conter só letras do tipo bastão; as outras,
somente cursivas; e outras, letras dos dois tipos, misturadas.
19- Bingo de palavras: as cartelas devem conter palavras
variadas. Algumas podem conter só palavras do tipo bastão; as
outras, somente cursivas; e outras, letras dos dois tipos.
20- Bingo: a profª deve eleger uma palavra iniciada por cada
letra do alfabeto e distribuí-las, aleatoriamente, entre as
cartelas. (+/- 6 palavras por cartela). A profª sorteia a letra e o
aluno assinala a palavra sorteada por ela.
21- Bingo : as cartelas devem conter letras variadas. A profª
dita palavras e a criança deve procurar, em sua cartela, a inicial
da palavra ditada.
22- Quebra cabeça de rótulos : a profª monta quebra cabeças de
rótulos e logomarcas conhecidas e, na hora de montar, estimula a
criança a pensar sobre a "ordem das letras"
23- Dominó de palavras: em cada parte da peça deve estar uma
palavra, com a respectiva ilustração.
24- Ache o estranho: a profª recorta, de revistas, rótulos,
logomarcas, embalagens, etc. Agrupa-os por categoria, deixando
sempre um "estranho" (ex: 3 alimentos e um produto de limpeza;
4 coisas geladas e 1 quente; 3 marcas começadas por "A" e uma
por "J"; 4 marcas com 3 letras e 1 com 10, etc.) Cola cada grupo
em uma folha, e pede ao aluno para achar o estranho.
25- Procure seu irmão : os pares devem ser um rótulo ou
logomarca conhecidos e, seu respectivo nome, em letra bastão.
26- "Procure seu irmão": os pares devem ser uma figura e sua
respectiva inicial.
27) Jogo do alfabeto: Utilize um alfabeto móvel (1 consoante
para cada 3 vogais).
Divida a classe em grupo e entregue um jogo de alfabeto para
cada um.
Vá dando as tarefas, uma a uma:
- levantar a letra ___
- organizar em ordem alfabética
- o professor fala uma letra e os alunos falam uma palavra que
inicie com ela.
- formar frases com a palavra escolhida
- formar palavras com o alfabeto móvel
- contar as letras de cada palavra
- separar as palavras em sílabas
- montar histórias com as palavras formadas
- montar o nome dos colegas da sala
- montar os nomes dos componentes do grupo
28) Pares de Palavras
Objetivo: utilizar palavras do dicionário
Destreza predominante: expressão oral
Desenvolvimento: O professor escolhe algumas palavras e as
escreve na lousa dentro de círculos (1 para cada palavra). Dividir
a classe em duplas. Cada dupla, uma por vez, dirigir-se-á até a
lousa e escolherá um par de palavras formando uma frase com
elas. A classe analisará a frase e se acharem que é coerente a
dupla ganha 1 ponto e as palavras são apagadas da lousa. O jogo
termina quando todas as palavras forem apagadas.
29) Formando palavras
Número de jogadores: 4 por grupo.
Material: 50 cartões diferentes (frente e verso) – modelo
abaixo.
Um kit de alfabeto móvel por grupo (com pelo menos oito cópias
de cada letra do alfabeto)
Desenvolvimento: Embaralhe os cartões e entregue dez deles
para cada grupo;
Marque o tempo – 20 minutos – para formarem a palavra com o
alfabeto móvel no verso de cada desenho. Ganha o jogo o grupo
que primeiro preencher todos os cartões.
Variações:
Classificar (formar conjuntos) de acordo:
- com o desenho da frente dos cartões;
- com o número de letras das palavras constantes dos cartões;
- com o número de sílabas das palavras dos cartões;
- com a letra inicial;
30) Treino de rimas
Várias cartas com figuras de objetos que rimam de três formas
diferentes são colocadas diante das crianças. Por exemplo, pode
haver três terminações: /ão/, /ta/, /ço/. Cada criança deve
então retirar uma carta, dizer o nome da figura e colocá-la numa
pilha com outras figuras que tenham a mesma rima. O teste
serve para mostrar as palavras que terminam com o mesmo som.
Ao separá-las de acordo com o seu final, juntam-se as figuras em
três pilhas com palavras de terminações diferentes.
31) Treino de aliterações
Em uma folha com figuras, a criança deve colorir as que comecem
com a mesma sílaba de um desenho-modelo (por exemplo,
desenho-modelo: casa; desenhos com a mesma sílaba inicial:
caminhão, cama, caracol; desenhos com sílabas iniciais
diferentes: xícara, galinha, tartaruga). A mesma atividade pode
ser depois repetida enfatizando-se a sílaba final das palavras
(por exemplo, desenho-modelo: coração; desenhos com o mesmo
final: televisão, leão, balão, mão; desenhos com finais diferentes:
dado, uva, fogo).
32) Treino de consciência de palavras
Frases com palavras esquisitas, que não existem de verdade, são
ditadas para a criança, que deve corrigir a frase. Substitui-se a
pseudopalavra por uma palavra correta. Por exemplo, troca-se
"Eu tenho cinco fitos em cada mão" por "Eu tenho cinco dedos em
cada mão". Nesse jogo, palavras irreais são trocadas por palavras
que existem de verdade, deixando a frase com sentido. Mostrase
que, ao criar frases com palavras que não existem, essas não
têm significado.
33) Batucando
A professora fala uma palavra e o aluno "batuca" na mesa de
acordo com o número de silabas.
34) Adivinha qual palavra é: A professora fala uma palavra
(BATATA) e os alunos repetem omitindo a sílaba inicial (TATA)
ou a final (BATA)
35) Lá vai a barquinha carregadinha de ...
A professora fala uma sílaba e as crianças escolhem as palavras.
36) Adivinhando a palavra
O professor fala uma palavra omitindo a silaba final e os alunos
devem adivinhar a palavra. (ou a inicial)
37) Quantas sílabas? A professora fala uma palavra e a criança
risca no papel de acordo com o número de sílabas (ou faz
bolinhas)
38) Descoberta de palavras com o mesmo sentido
Ajude o aluno a perceber que o mesmo significado pode ser
representado por mais de uma palavra. Isso é fácil de constatar
pela comparação de frases como as que se seguem:
* O médico trata dos doentes
* O doutor trata dos doentes
Forneça, em frases, exemplos do emprego de sinônimos de uso
comum como:
* Bonita, bela;
* Malvado, mau;
* Rapaz; moço
* Bebê; neném;
* Saboroso; gostoso
39) Descoberta de palavras com mais de um significado
Com essa atividade, os alunos perceberão que palavras iguais
podem ter significados diferentes. Ajude-os a formar frases
com as palavras: manga, botão, canela, chato; corredor; pena,
peça; etc
40) Respondendo a perguntas engraçadas
Faça-as pensar sobre a existência de homônimos através de
brincadeiras ou adivinhações:
* a asa do bule tem penas?
* O pé da mesa usa meia?
* A casa do botão tem telhado?
41) Escrita com música: 1) dividir os alunos em equipes de 4
elementos; 2) distribuir, entre as equipes, uma folha de papel; 3)
apresentar às equipes uma música previamente selecionada pelo
professor; 4) pedir que o aluno 1 de cada uma das equipes
registre, na folha, ao sinal dado pelo professor, suas idéias,
sentimentos, emoções apreendidas ao ouvir a música; 5) solicitarlhe
que, findo o seu tempo, passe a folha ao aluno 2, que deverá
continuar a tarefa. E assim sucessivamente, até retornar ao
aluno 1, que deverá ler o produto final de todo o trabalho para
toda a classe.
Observação: a folha de papel deverá circular no sentido horário.
42) Conversa por escrito: 1) dividir a classe em duplas; 2)
entregar a cada uma das duplas uma folha de papel; 3) pedir às
duplas que iniciem uma conversa entre seus elementos (ou pares),
mas por escrito.
Observações: 1) a dupla poderá conversar sobre o que quiser,
mas deverá registrar a conversa na folha recebida; 2) a dupla não
precisará ler sua conversa à classe; apenas o fará, se estiver
disposta a tanto.
Objetivo específico dessa atividade: ensejar a reflexão sobre as
diferenças entre a linguagem oral e a escrita.
43) Interpretando por escrito: 1) dividir os alunos em equipes de
4 elementos cada uma; 2) numerá-los de 1 a 4; 3) distribuir,
entre as mesmas, pequenas gravuras (se possível de pinturas
abstratas); 4) solicitar que cada uma das equipes registre, por
escrito, o que entendeu sobre os quadros propostos; 5) ler as
interpretações obtidas.
44) Brincando com as cores: 1) dividir a classe em equipes de 4
elementos; 2) numerar os participantes de cada uma; 3)
distribuir, entre elas, as cores: atribuir uma cor (vermelho,
verde, amarelo, azul, etc.) a cada uma das equipes ou grupos; 4)
pedir que cada um dos elementos de cada uma das equipes
registre, numa folha de papel que circulará entre os
participantes, suas impressões a respeito da cor recebida; 5)
solicitar das equipes a leitura das impressões registradas.
Observações: a mesma atividade poderá ser realizada, mas sem a
entrega de cores às equipes. Neste caso, cada um dos grupos
deverá produzir um pequeno texto sobre uma cor, sem nomeá-la,
mas procurando "dar pistas" a respeito da mesma, a fim de que
os colegas possam descobri-la. Algumas equipes poderão ler seus
textos e, se a cor não for descoberta, o professor poderá
organizar uma discussão sobre esse fato, apontando, alguns
fatores que talvez tenham dificultado a não identificação. Outra
atividade com cores poderá ser a dramatização por meio de
gestos, ou mímica, de uma cor escolhida pela(s) equipe(s).
45) Compondo um belo texto-poema:1) dividir os alunos em
equipes ou grupos; 2) indicar a cada uma três substantivos -
chave do poema: mar, onda, coqueiro; 3) marcar, no relógio, 10
(dez) minutos para a composição dos poemas; 5) expor, no mural
de classe, os textos produzidos pelas equipes.
46) Cinema imaginário: 1) dividir a sala em equipes ou grupos; 2)
apresentar às equipes três ou quatro trechos (curtos) de trilhas
sonoras de filmes; 3) solicitar que os alunos imaginem cenas
cinematográficas referente às trilhas ouvidas; 4) interrogar os
alunos sobre o que há de semelhante e o que há de diferente nas
cenas imaginadas por eles.
"A partir das respostas a essas perguntas, o professor discutirá,
com os alunos, o papel do conhecimento prévio e o das
experiências pessoais e culturais que compartilhamos, para que
possamos compreender textos (verbais, não-verbais, musicados,
...)
47) Criação de um país imaginário: 1) dividir os alunos em equipes
ou grupos; 2) pedir-lhes que produzam um texto, com ou sem
ilustração, descrevendo um país imaginário, de criação da equipe;
3) solicitar que cada uma dessas leia para as demais o texto
produzido por ela; 4) afixar, no mural da sala, os textos
produzidos pelas equipes.
48) " Se eu fosse ...": 1) dividir a classe em equipes ou grupos; 2)
pedir que cada uma complete as lacunas ou pontilhado com o nome
de um objeto, animal, planta, personagem ou personalidade
humana que gostaria de ser; 3) solicitar que escrevam e/ou
desenhem a respeito do que gostariam de ser; 4) pedir que
exponham suas produções aos colegas; 5) sugerir que as coloquem
no mural ou varal de classe.
49) Homem e natureza ou homem x ecologia: 1) dividir a classe
em equipes ou grupos; 2) pedir que ouçam as canções
"Sobradinho" – Sá e Guarabira ( disco 10 anos juntos, BME –
RCA, CD ou DVD) e "Passaredo" – Francis Hime e Chico Buarque
("Meus caros amigos" – Philips); 3) explicar aos alunos o seguinte:
a canção "Sobradinho" trata do rio São Francisco, que nasce na
região Sudeste e deságua na região Nordeste do país, e das
conseqüências do represamento dessas águas para a população
que vivia nos municípios de Remanso, Casa Nova, Santo Sé, Pilão
Arcado... com a construção de uma barragem no salto do
Sobradinho. A canção "Passaredo", por sua vez, focaliza a
destruição da fauna e o desequilíbrio do ecossistema, provocados
pelo homem; 4) solicitar às equipes que comentem, escrevam e/ou
desenhem sobre o que compreenderam a respeito de cada uma
das canções ouvidas por eles.
NOME DE ANIMAIS
AJUDE MEL A COLOCAR AS PLACAS NO LUGAR ADEQUADO PARA INDICAR
ONDE ESTÃO OS NOVOS ANIMAIS DO ZOOLÓGICO.
PARA ISSO, RECORTE AS PLACAS ABAIXO E COLOQUE NA FRENTE DE CADA
ANIMAL.
GIRAFA LEBRE MACACO TATURANA CACHORRO
LEÃO GATA TARTARUGA MORCEGO COBRA
NOME: ______________________________________DATA:_______________
CRUZADINHA
1 2 3
CAMELO FESTA CORNETA
MANECO FEIRA CACIQUE
MOLEQUE LÁPIS CADEIRA
MACACO FEIJÃO CADERNO
VAMOS VER SE VOCÊ DESCOBRE QUAIS SÃO AS PALAVRAS QUE ESTÃO
FALTANDO? VEJA AS DICAS:
1. CONTE O NÚMERO DE QUADRADINHOS DA PALAVRA QUE VOCÊ VAI
COMPLETAR, ASSIM VOCÊ SABERÁ QUANTAS LETRAS TEM A PALAVRA.
2. LEIA A LISTA DE PALAVRAS COM ESSE NÚMERO DE LETRAS, PARA
DESCOBRIR QUAL É A CERTA.
O MACACO FOI A
NÃO SABIA O QUE COMPRAR
COMPROU UMA
PARA A COMADRE SE SENTAR
A COMADRE SE
A CADEIRA ESCORREGOU
COITADA DA COMADRE
FOI PARAR NO
5 6 7 8
FESTA SOBROU CADEIRA CANTEIRO
FONTE SENTOU CASTELO CORREDOR
FEIRA CEBOLA COSTELA CANTADOR
NOME: __________________________________DATA: _______________
LISTA DE ANIMAIS
VAMOS LIBERTAR OS BICHOS QUE FORAM CAPTURADOS PELOS CAÇADORES? CIRCULE
CADA ANIMAL QUE SEU PROFESSOR DITAR, SALVANDO-OS.
ONÇA
TAMANDUÁ
MACACO
JACARÉ
JIBÓIA
AVESTRUZ
TARTARUGA MARINHA
JACARÉ-DE-PAPO-AMARELO
CORUJA
TUBARÃO
GOLFINHO
BALEIA
MINHOCA
MACACO
COBRA
LAGARTO
PAPAGAIO
OVELHA
PERIQUITO
PEIXE-BOI
NOME: __________________________________DATA: ______________
PERSONAGENS DE HISTÓRIA
“ CORRE, CORRE !
PASSA, PASSA !
NADA ME PEGA
SOU O BONECO DE MASSA !”
ESSE É UM TRECHO DA HISTÓRIA O BONECO DE MASSA, UMA DAQUELAS QUE
NOSSA MASCOTE GOSTA DE OUVIR. ENCONTRE NA LISTA ABAIXO O NOME DAS
PERSONAGENS QUE SAÍRAM CORRENDO ATRÁS DELE.
VAQUINHA
VELHINHO
RATA
VELHINHA
CAMELO
BURRO
MENINOS
RAPOSA
MACACOS
NOME: __________________________________DATA: _______________
MEL PEGOU PARTES DO CORPO DE 5 ANIMAIS PARA FAZER UMA RECEITA
MALUCA !
ELA DECIDIU MANDAR A RECEITA PARA SUAS AMIGAS. COMO ANDA SEMPRE
APRESSADA, ELA PRECISARÁ DA AJUDA DELAS. COMPLETE A RECEITA PARA
QUE ELA POSSA ENVIÁ-LA. AS QUANTIDADES FICAM POR SUA CONTA !
SOPA DA FELICIDADE
3 PÉS DE ______________________
_____DENTES DE __________________
______ RABOS DE __________________
_______UNHAS DE ________________
_______ASAS DE _________________
NOME: __________________________________DATA: _______________
BILHETE
O LOBO, CANSADO DE SOPRAR, RESOLVEU ARMAR UMA CILADA DIFERENTE PARA
OS TRÊS PORQUINHOS. MANDOU UM BILHETE PARA ELES, QUE DIZIA:
QUERIDOS PORQUINHOS,
ESTOU CANSADO DE TANTA BRIGA, POR ISSO PENSEI EM FAZER UM
BANQUETE EM SINAL DE AMIZADE. SERÁ HOJE, À NOITE, EM MINHA CASA.
ESPERO ANSIOOS POR VOCÊS.
UM ABRAÇO CALOROSO DE SEU AMIGO
LOBO
OS PORQUINHOS DESCONFIADOS, RESOLVERAM NÃO IR, POIS SENTIRAM QUE
HAVIA ALGO DE MUITO ESTRANHO.
COMO SÃO EDUCADOS, PENSARAM EM RESPONDER O BILHETE. AJUDE-OS A
ESCREVER EXPLICANDO O MOTIVO DA AUSÊNCIA.
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NOME: __________________________________DATA: _______________
POESIA COM ANIMAIS
SAPOS, GATOS, PASSARINHOS, PATOS... ELES APARECEM EM MUITOS POEMAS.
ESCOLHA UMA POESIA EM QUE ALGUM DELES APAREÇA E ESCREVA NO ESPAÇO
ABAIXO.
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ENUMERAÇÃO DE HISTÓRIA
SAPATINHO DE CRISTAL, ABÓBORAS TRANSFORMADAS EM CARRUAGENS,
RATINHOS QUE VIRAM CAVALOS... QUE HISTÓRIA É ESSA ?
ENCONTRE O TRECHO LIDO PELO PROFESSOR, ENUMERE-O NA ORDEM
CORRETA E DEPOIS ESCREVA O NOME DA HISTÓRIA.
ASSIM, L INDAMENTE VESTIDA, FOI AO PALÁCIO
E DANÇOU A NOITE TODA COM O PRÍNCIPE, E
TAO FELIZ QUE SE ESQUECEU DA PROMESSA
QUE HAVIA FEITO À SUA FADA–MADRINHA,
VOLTAR PARA CASA ANTES DA MEIA-NOITE.
SUA FADA-MADRINHA LHE MANDOU, PELO PÁSSARO
AZUL, UM LINDO VESTIDO E SAPATINHOS DE
CRISTAL, PARA QUE ELA TAMBÉM PUDESSE IR À
FESTA MAS ELA TERIA DE VOLTAR À SUA CASA ATÉ
A MEIA-NOITE, POIS DO CONTRÁRIO SEU VESTIDO
DESAPARECERIA.
QUANDO BATEU MEIA-NOITE, LEMBROU-SE DA
PROMESSA E, ENTÃO, SAIU CORRENDO DO
PALÁCIO, DEIXANDO CAIR UM DE SEUS
SAPATINHOS. O PRÍNCIPE TENTOU ALCANÇÁ-LA
PARA SABER QUEM ERA AQUELA LINDA JOVEM
COM A QUAL HAVIA DANÇADO.
NO DIA SEGUINTE, O PRÍNCIPE ORDENOU A TODAS
AS JOVENS DO REINO QUE EXPERIMENTASSEM O
SAPATINHO PERDIDO, PROMETENDO CASAR-SE
COM AQUELA QUE O CALÇASSE BEM. DEPOIS QUE
TODAS O EXPERIMENTARAM, O SAPATINHO FOI
COLOCADO NO PÉ DA CINDERELA E SERVIU
PERFEITAMENTE. POR ISSO, O PRÍNCIPE SE CASOU
COM ELA, E FORAM FEL IZES PARA SEMPRE.
CINDERELA VIVA COM SUA MADRASTA, QUE TINHA
DUAS FILHAS. ELAS DEBOCHAVAM DE SUAS
ROUPAS RASGADAS E REMENDADAS. ELA
TRABALHAVA NA COZINHA O DIA INTEIRO, E, POR
ISSO ERA CHAMADA DE CINDERELA.
CINDERELA DAVA COMIDA AOS PASSARINHOS DO
BOSQUE, QUE ERAM SEUS AMIGUINHOS. UM DIA
ELES LHE CONTARAM QUE O REI DARIA UMA BELA
FESTA NO PALÁCIO, COM MUITOS CONVIDADOS.
ADIVINHA
O PROFESSOR LERÁ A ADIVINHA. DEPOIS, RESPONDA JUNTO AOS COLEGAS E PROCURE
A RESPOSTA CORRETA.
O QUE É O QUE É ...?
... SEMPRE VEM NA FRENTE, NÃO IMPORTA O CONTEÚDO, CHEGA LOGO, É O
PRIMEIRO, FICA POR CIMA DE TUDO.
NOTA NOME NOVE
... QUANTO MAIS QUENTE ELE ESTÁ, MAIS FRESCO O DANADO É
ANÃO PÃO JOÃO
... NÃO TEM BOCA MAS MASTIGA, COME MUITO E NÃO ENGORDA, CORTA
FURA E NUNCA BRIGA ?
TESOURO BESOURO TESOURA
QUEM É QUE, PARA FICAR FORTE E PARA CRESCER, NÃO PRECISA FAZER
NADA, NEM BEBER E NEM COMER ?
FOCA FOME FOGO
PESQUISE E COPIE ABAIXO DUAS ADIVINHAS, PARA LER PARA SEUS
COLEGAS. ESCOLHAS SUAS PREFERIDAS.
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ENUMERAÇÃO DE HISTÓRIA
ESTA É A FÁBULA “ O LEÃO E O RATINHO”. ELA FOI ESCRITA FORA DE
ORDEM. ENCONTRE O TRECHO LIDO NA ORDEM PELO PROFESSOR E
ENUMERE-O NA ORDEM CORRETA.
NISSO APARECEU O RATINHO, E COM SEUS
DENTES AFIADOS ROEU AS CORDAS E SOLTOU
O LEÃO.
ALGUM TEMPO DEPOIS O LEÃO FICOU PRESO
NA REDE DE UNS CAÇADORES. NÃO
CONSEGUINDO SE SOLTAR, FAZIA A FLORESTA
INTEIRA TREMER COM SEUS URROS DE RAIVA
VIERAM UNS RATINHOS PASSEAR EM CIMA E
ELE ACORDOU. TODOS CONSEGUIRAM FUGIR,
MENOS UM, QUE O LEÃO PRENDEU DEBAIXO
DA PATA.
UM LEÃO, CANSADO DE TANTO CAÇAR, DORMIA
ESPICHADO DEBAIXO DA SOMBRA DE UMA
ÁRVORE.
TANTO O RATINHO PEDIU E IMPLOROU QUE O
LEÃO DESISTIU DE ESMAGÁ-LO E DEIXOU QUE
FOSSE EMBORA.
NOME: __________________________________DATA: _______________
CANÇÃO DE NINAR
ESCREVA UMA BONITA CANÇÃO DE NINAR PARA EMBALAR O SONO DA BELA
ADORMECIDA.
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RECORTE E COLE AS ETIQUETAS
RECORTE E COLE AS ETIQUETAS
COLA GIZ
GIZ DE CERA APONTADOR
LÁPIS
DUREX
TESOURA
BORRACHA
COLA GIZ
APONTADOR
TESOURA
GIZ DE CERA
LÁPIS
DUREX BORRACHA
NOME: _________________________________DATA: ______________
MÚSICA
ESTA É A LETRA DA MÚSICA “ A BARATA”. CANTEM TODOS JUNTOS E, NO MOMENTO
EM QUE O PROFESSOR LEVANTAR A MÃO, PAREM E CIRCULEM A ÚLTIMA PALAVRA
CANTADA.
A BARATA
A BARATA DIZ QUE TEM
SETE SAIAS DE FILÓ
É MENTIRA DA BARATA
ELA TEM É UMA SÓ
AH ! HÁ HÁ
OH ! HÓ HÓ
ELA TEM É UMA SÓ.
A BARATA DIZ QUE TEM
CARRO, MOTO E AVIÃO
É MENTIRA DA BARATA
ELA TEM É CAMINHÃO.
AH ! HÁ HÁ
OH ! HÓ HÓ
ELA TEM É CAMINHÃO.
A BARATA DIZ QUE TEM
FRANGO, ARROZ E FEIJÃO
É MENTIRA DA BARATA
ELA COME É MACARRÃO.
AH ! HÁ HÁ
OH ! HÓ HÓ
ELA COME É MACARRÃO.
( POPULAR)
NOME:_________________________________DATA:________________
TÍTULOS DE MÚSICA
MEL ANDA MUITO ESQUECIDA, POR ISSO, PRECISA DE AJUDA.
DIGA QUAL É O NOME DA MÚSICA DA QUAL O PROFESSOR
CANTARÁ TRECHOS. DEPOIS PROCURE NA LISTA O TÍTULO E
LIGUE A MÚSICA; ASSIM ELA NÃO VAI MAIS ESQUECER.
ELE É BRANCO E AMARELO
TEM A CRISTA VERMELHINHA
BATE AS ASAS, LÁ, LÁ
ABRE O BICO, OLÁ, LÁ
ELE FAZ QUIRIQUIQUI
SÃO JOÃO ESTÁ DORMINDO
NÃO ME OUVE, NÃO
ACORDAI, ACORDAI
ACORDAI, JOÃO
Ô MARIA, Ô MARIAZINHA
ENTRA NESTA RODA E
DANÇARÁS
SOZINHA
DENTRO DELE
DENTRO DELE
MORA UM ANJO
QUE ROUBOU
QUE ROUBOU
MEU CORAÇÃO.
O PRIMEIRO FOI SEU PAI,
O SEGUNDO SEU IRMÃO
O TERCEIRO FOI AQUELE
QUE A TERESA DEU A MÃO
TUTU MARAMBÁ
ESCRAVOS DE JÓ
ITORORÓ
NESTA RUA
NA LOJA DO MESTRE ANDRÉ
CÔA FUBÁ
O MEU GALINHO
O CRAVO E A ROSA
CAI,CAI,BALÃO
TEREZINHA DE JESUS
CAPELINHA DE MELÃO
NOME:_________________________________DATA:________________
ANIMAIS EM EXTINÇÃO
MUITOS ANIMAIS ESTÃO AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO. UMA DAS FORMAS
DE PRESERVÁ-LOS É CONHECÊ-LOS. O PROFESSOR LERÁ ALGUMAS
INFORMAÇÕES SOBRE TRÊS BICHOS DA FAUNA BRASILEIRA. ENCONTRE
O NOME DOS ANIMAIS E LIGUE-O AO TEXTO LIDO.
NAS PRAIAS BRASILEIRAS NADAM VÁRIAS
ESPÉCIES. OS RIOS DO NORTE DO
BRASIL, DA BACIA AMAZÔNICA, ABRIGAM
ESPÉCIES MUITO PARTICULARES E
GOLFINHOS, COMO O BOTO – VERMELHO
E O TUCUXI, AMBOS AMEAÇADOS DE
EXTINÇÃO.
MUITAS CIDADES SÃO LUGARES
CINZENTOS, BARULHENTOS E POLUÍDOS.
MAS ELAS TAMBÉM SEUS ENCANTOS. UM
DOS MAIS COLORIDOS ANIMAIS ALEGRA
OS ARES DAS CIDADES, VOANDO E
FAZENDO MALABARISMOS.
SÃO BICHOS INTERESSANTÍSSIMOS.
INFELIZMENTE, NÃO SÃO TÃO
CONHECIDOS PELAS PESSOAS, QUE
ACHAM QUE ELES SÃO ASSASSINOS
CRUÉIS E DEVORADORES DE HOMENS.
OS ESTUDIOSOS ACREDITAM QUE ELES
SURGIRAM HÁ MAIS DE 300 MILHÕES DE
ANOS.
BORBOLETA
OVELHA
GATO
TUBARÃO
GOLFINHO
TAMANDUÁ
NOME: _________________________________DATA: ______________
CURIOSIDADES DE ANIMAIS
ABAIXO ESTÃO ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE ANIMAIS AQUÁTICOS, PARA COLOCAR NOS
MURAIS DA ESCOLA.
PARA DEIXÁ-LO BEM ORGANIZADO, É NECESSÁRIO COLOCAR O NOME DOS ANIMAIS NO
TÍTULO.
DEPOIS QUE O PROFESSOR LER O TEXTO, ENCONTRE O NOME DO ANIMAL, RECORTE E
COLE ACIMA DO TEXTO. FAÇA BONITAS ILUSTRAÇÕES PARA COLOCAR AO LADO DO MURAL.
É ANIMAL INTELIGENTE, CAPAZ DE DISTINGUIR OBJETOS PELA FORMA, POR
EXEMPLO. SUA INTELIGÊNCIA NÃO VEM DO TAMANHO DA CABEÇA PORQUE
O QUE CHAMAMOS DE CABEÇA NÃO É CABEÇA. É O CORPO. A CABEÇA DE
VERDADE É PARTE QUE SE PARECE UM PESCOÇO, ONDE ESTÃO OS OLHOS
E A BOCA DO ANIMAL.
SÃO REPTÉIS DOS MAIS ANTIGOS, RESPIRAM COM PULMÕES, MAS TÊM
ADAPTAÇÕES QUE FAZEM COM QUE POSSAM ARMAZENAR GRANDE
QUANTIDADE DE OXIGÊNIO NO SANGUE. POR ISSO, PODEM FICAR BASTANTE
TEMPO SOB A ÁGUA. NO MUNDO TODO EXISTEM 8 ESPÉCIES DESTAS, CINCO
VIVEM AO LONGO DA COSTA BRASILEIRA.
A MAIOR PARTE TEM O CORPO EM FORMA DE TORPEDO, BEM ADAPTADO
PARA NADAR. NORMALMENTE SÃO BONS NAVEGADORES. ALGUNS DELES
PODEM FAZER DE 50 A 60 QUILÔMETROS POR HORA.
ALGUMAS ESPÉCIES PODEM TER ATÉ 135 FILHOTES DE UMA VEZ.
A MAIORIA TEM ENTRE 4 E 12 FILHOTES
TUBARÃO
TARTARUGA MARINHA
TAMANDUÁ - BANDEIRA
POLVO
PATO
TIGRE
PAPAGAIO
NOME: _________________________________DATA: ______________
ANÚNCIO
MARIANA QUER VENDER UMA COLEÇÃO DE FITAS CASSETES DE HISTÓRIAS
TRADICIONAIS. SÃO 25 FITAS CASSETES E ELAS ESTÃO EM BOM ESTADO. O
TELEFONE DE MARIANA É 4567 – 0990.
AJUDE MARIANA A ESCREVER UM ANÚNCIO PARA SER COLOCADO NO
MURAL DO SUPERMERCADO QUE FICA PRÓXIMO DA CASA DELA.
BONS NEGÓCIOS
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INVENÇÕES DA MADRASTA
A MADRASTA NÃO DESISTE DE TENTAR SE LIVRAR DE BRANCA DE NEVE.
ESCREVA AS TRÊS FORMAS QUE A MADRASTA INVENTOU PARA MATAR A
MOÇA.
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ORDENAÇÃO DE TEXTO
VOCÊS JÁ PENSARAM DO QUE E COMO É FEITA A TEIA DE ARANHA ? VAMOS
DESCOBRIR ?
O TEXTO ABAIXO RESPONDE ESSAS DUAS QUESTÕES, MAS ELE ESTÁ FORA DE
ORDEM. ENCONTRE O TRECHO LIDO PELO PROFESSOR E COLE-O EM UMA FOLHA
OU CADERNO. DEPOIS, LEVE – O PARA CASA PARA COMPARTILHAR AS
DESCOBERTAS COM OS FAMILIARES.
TEIAS DE ARANHA
A CADA DOIS OU TRÊS DIAS, A ARANHA AGLUTINA TODOS OS
FIOS E REFAZ A TEIA. PARA TAL, ELA USA UM BOCADO DE “
TEIA RECICLADA”
EMBORA ÀS VEZES CONSTRUA SUA TEIA INCLINADA, QUANDO
ESTÁ EM AMBIENTE NATURAL, QUASE SEMPRE CONSTRÓI
PRÓXIMO DO PLANO VERTICAL.
A TEIA DE ARANHA É CONSTRUÍDA COM UMA ESPÉCIE DE
SEDA, QUE É UMA PROTEÍNA.
NA TEIA, A ARANHA FICA NA PARTE DE BAIXO, O QUE FACILITA
AS FUGAS PRECIPITADAS, EM QUEDA LIVRE.
NOME: ________________________________DATA: ______________
ORDENAÇÃO DE TEXTO
OS MORCEGOS SÃO ANIMAIS QUE MUITAS VEZES CAUSAM MEDO, MAS SERÁ QUE SÃO
PERIGOSOS ?
O TEXTO ABAIXO TRAZ ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE ELES, MAS ESTÁ FORA DE
ORDEM.
ENCONTRE O TRECHO LIDO PELO PROFESSOR NA ORDEM CORRETA E COLE-O EM UMA
FOLHA EM BRANCO,ORDENANDO – O .
FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO CAPRICHADA PARA O TEXTO !
MORCEGOS
OS MORCEGOS SÃO CHAMADOS DE ANIMAIS NOTURNOS. DIZ O
POVO QUE ELES SÃO CEGOS, MAS NÃO É ISSO. O QUE ACONTECE
É QUE SE ORIENTAM TAMBEM PELO SONAR, FORMADO PELA
EMISSÃO DE SONS DE ALTA FREQÜÊNCIA, INAUDIVEIS PELO
HOMEM.
A MAIOR PARTE DOS MORCEGOS É PEQUENA . O MENOR MAMÍFERO
BRASILEIRO É O MORCEGUINHO MARROM, QUE PESA SÓ QUATRO
GRAMAS. A MAIOR ESPÉCIE DE MORCEGO PESA UM POUCO MAIS
DE 200 GRAMAS.
O MORCEGO É UM MAMÍFERO QUE , COMO TODOS OS OUTROS,
TEM O CORPO COBERTO DE PELOS E AMAMENTA SEUS FILHOTES.
MAS O MORCEGO TEM UMA COISA ESPECIAL: É CERTO QUE HÁ
MAMÍFEROS PLANANDO, COMO ALGUNS ESQUILOS, MAS VOANDO,
SÓ MORCEGOS.
A MAIORIA DOS MORCEGOS DORME PENDURADA, DE CABEÇA
PARA BAIXO. PARA ISSO, USAM AS GARRAS DOS MEMBROS
SUPERIORES. ESSA POSIÇÃO ATÉ QUE FAZ BEM AO BICHO,
PORQUE ELE PODE FACILMENTE DECOLAR ABRINDO OS DEDOS.
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NOME: ________________________________DATA: __________
TÍTULO DE HISTÓRIA
A HISTÓRIA ILUSTRADA ABAIXO É UMA DAS PREFERIDAS DE MEL.
ENCONTRE O NOME DA HISTÓRIA E PINTE- O.
A PRINCESA ENCANTADA
A GUARDADORA DE GANSOS
ALI BABÁ E OS QUARENTA LADRÕES
A BELA E A FERA
A ROUPA NOVA DO REI
ENUMERAÇÃO DE HISTÓRIA
ESTES SÃO TRECHOS DA HISTÓRIA JOÃO E MARIA , MAS ESTÃO
DESORDENADOS.
O PROFESSOR LERÁ CADA TRECHO. ENCONTRE-O E ENUMERE-O NA ORDEM
LIDA PELO PROFESSOR.
( ) A VELHA MÁ QUE VIVIA NA CASA PRENDEU JOÃO EM UMA GAIOLA
PARA COMÊ-LO DEPOIS QUE ENGORDASSE.
( ) COMPLETAMENTE SOZINHOS E PERDIDOS, OS DOIS COMEÇARAM A
PROCURAR COMIDA.
( ) MARIA EMPURROU A VELHA MÁ NO FORNO E LIBERTOU JOÃO.
( ) ERA UMA VEZ UMA FAMÍLIA MUIITO POBRE QUE NÃO PODIA CRIAR
SEUS FILHOS E , POR ISSO, ABANDONOU-OS NA FLORESTA.
( ) A VELHA MÁ PERDEU A PACIÊNCIA PORQUE O MENINO NÃO
ENGORDAVA E RESOLVEU COMÊ-LO.
( ) DE REPENTE, ENCONTRARAM UMA CASA FEITA DE BOLOS E DOCES.
FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO DESSA HISTÓRIA:
TRECHOS DE HISTÓRIA
ESTES SÃO TRECHOS DAS HISTÓRIAS PREFERIDAS DE MEL. O
PROFESSOR LERÁ CADA UM DELES. DEPOIS QUE VOCÊ DESCOBRIR QUAL
É A HISTÓRIA, PROCURE O TÍTULO NA LISTA E COPIE:
... NENHUMA OUTRA SERÁ MINHA ESPOSA A NÃO SER AQUELA CUJO PÉ
COUBER ESTE SAPATINHO DE CRISTAL !
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... QUANDO CHEGARAM PERTO, VIRAM QUE A CASINHA ERA FEITA DE PÃO
E COBERTA DE BOLO, E AS JANELAS ERAM DE AÇÚCAR TRANSPARENTE.
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... A FILHA DO REI COMEÇOU A CHORAR E TINHA MEDO DO SAPO FRIO QUE
ELA NÃO SE ATREVIA A TOCAR, E QUE AGORA IRIA DORMIR NA SUA LINDA
CAMINHA DE SEDA.
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... TENHO CERTEZA DE QUE VOCÊS JÁ ADIVINHARAM UMA COISA. O LOBO
ESCOLHEU O CAMINHO MAIS CURTO PARA CHEGAR À CASA DA VOVÓ E
DISSE À MENINA QUE FOSSE PELO CAMINHO MAIS LONGO.
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... O PRIMEIRO PORQUINHO SEGUIU PELA ESTRADA. NÃO TINHA A
INTENÇÃO DE ANDAR MUITO, E SÓ DE PENSAR EM CONSTRUIR UMA
CASA JÁ FICAVA CANSADO. ALÉM DISSO, NÃO POSSUÍA NENHUM
MATERIAL PARA CONSTRUIR UMA CASA.
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... AH ! DISSE O HOMEM. ACONTECE QUE ESTES FEIJÕES SÃO MÁGICOS.
SE VOCÊ PLANTAR HOJE À NOITE, VAI TER UMA SURPRESA. PODE
ACREDITAR NO QUE ESTOU DIZENDO: ESTES FEIJÕES VÃO DAR MUITA
SORTE !
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TÍTULO DAS HISTÓRIAS
A BELA E A FERA
O LOBO E OS SETE CABRITINHOS
JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO
ALADIM E A LÂMPADA MARAVILHOSA
O REI LEÃO
A BELA ADORMECIDA
CINDERELA
JOÃO E MARIA
ALI BABÁ E OS QUARENTA LADRÕES
O REI SAPO
SEREIAZINHA
CHAPEUZINHO VERMELHO
OS TRÊS PORQUINHOS
DESCUBRA QUEM SÃO OS ANIMAIS!
QUEM É QUE
... ADORA UMA FORMIGA E TAMBÉM É
CONHECIDO POR SUA CAUDA MUITO BONITA
... É DIVERTIDO E ENGRAÇADO, CORRE RISCO
DE EXTINÇÃO, É UMA ESPÉCIE DE MACACO
...É AVE MUITO OBSERVADORA. NOS DESENHOS
ELA É SEMPRE VISTA COMO PROFESSORA
... É VALENTE DEMAIS ! É CONHECIDO COMO
O REI DOS ANIMAIS
... SERVE DE ALIMENTO PARA AS GALINHAS E
TAMBÉM DE ISCA NUMA BOA PESCARIA
DEPOIS DE OUVIR A LEITURA
DAS CARACTERISTICAS, FEITA
PELO PROFESSOR, CONSULTE A
LISTA AO LADO E COPIE O
NOME DO ANIMAL DESCRITO.
MACACO
TAMANDUÁ
MICO-LEÃO-DOURADO
MINHOCA
POMBO
CORUJA
CABRA
TUBARÃO
LEÃO
LEBRE
TATU-BOLA
JACARÉ
DITADO CANTADO
CHAPEUZINHO VERMELHO SEGUIU PARA A CASA DA VOVÓ LEVANDO UMA
CESTA DE GULOSEIMAS. COMO O CAMINHO ERA LONGO, FOI CANTANDO
PARA SE DISTRAIR.
CANTE ESTA MUSICA E, QUANDO O PROFESSOR PARAR, ENCONTRE A
ÚLTIMA PALAVRA CANTADA E PINTE-A.
PELA ESTRADA AFORA
EU VOU BEM SOZINHA
LEVAR ESTES DOCES
PARA A VOVOZINHA
ELA MORA LONGE
E O CAMINHO É DESERTO
E O LOBO MAU
ANDA AQUI
POR PERTO .
QUADRINHA
ESTA É UMA QUADRINHA CONHECIDA. ELA NÃO ESTÁ NA ORDEM
CORRETA.
RECORTE OS VERSOS, ORDENE-OS E COLE-OS EM OUTRA FOLHA.
NÃO ESQUEÇA DE ILUSTRÁ-LA !
DE BATER O PÉ NA LAMA
O PATINHO ESTÁ CANSADO
DE AMAR QUEM NÃO ME AMA
EU TAMBÉM ESTOU CANSADA
LISTA DE COMPRAS
MEL RESOLVEU FAZER UMA RECEITA MALUCA. AJUDE-A A ELABORAR UMA
LISTA DE COMPRAS PARA O CARDÁPIO DO ENCONTRO ANUAL DOS URSOS.
PROCURE OS INGREDIENTES NA LISTA AO LADO E COPIE-OS NA LISTA DE
COMPRAS.
LISTA DE COMPRAS
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RAPAS DE LIMÃO
OVOS DE GALINHA
OLHO DE AVESTRUZ
ASAS DE BARATA
ASAS DE MARIPOSA
UNHAS DE JACARÉ
AÇÚCAR
ÁGUA
CALDO DE COBRA
FARINHA DE TRIGO
DENTES DE LEÃO
RABOS DE RATO
OVOS DE LAGARTIXA
PERSONAGENS DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS
OS NOMES ABAIXO SÃO DE ALGUMAS PERSONAGENS DAS HISTÓRIAS EM
QUADRINHOS DE MAURICIO DE SOUSA E DA DISNEY.
LEIA E COPIE, SEPARANDO AS PERSONAGENS DAS HISTÓRIAS EM
QUADRINHOS DA TURMA DA MÔNICA E DA TURMA DO TIO PATINHAS.
MARGARIDA - MÔNICA - CASCÃO - CEBOLINHA
TIO PATINHAS - MAGALI - ANJINHO - PATETA
PATO DONALD - BIDU - GASTÃO
TURMA DA MÔNICA TURMA DO TIO PATINHAS
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ENCARTE DE FITA CASSETE
MEL CONHECE MUITAS MÚSICAS, POR ISSO GRAVOU UMA FITA COM AS
PREFERIDAS. AGORA, PRECISA ESCREVER NO ENCARTE ABAIXO O NOME
DAS MÚSICAS GRAVADAS.
NA LISTA ABAIXO, ESTÃO VÁRIOS TÍTULOS DE MÚSICAS CONHECIDAS.
ENCONTRE O NOME QUE O PROFESSOR DITAR E COPIE NO QUADRO AO
LADO.
CAI, CAI, BALÃO
O CRAVO E A ROSA
CARNEIRINHO, CARNEIRÃO
ESCRAVOS DE JÓ
O MEU GALINHO
A CANOA VIROU
PEIXINHO DO MAR
ATIREI O PAU NO GATO
SE ESTA RUA
ALECRIM
NA LOJA DO MESTRE ANDRÉ
CAPELINHA DE MELÃO
PIRULITO QUE BATE-BATE
PEZINHO
POMBINHA BRANCA
MÚSICAS
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4. ___________________________________
5. ___________________________________
6. ___________________________________
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NOME DE DOCES
JOÃO E MARIA FORAM ABANDONADOS NA FLORESTA E, COMO ESTAVAM
PERDIDOS, CAMINHARAM SEM RUMO.
AO LONGE AVISTARAM UM CASINHA TODA FEITA DE DOCES. O QUE ELES NAÕ
SABIAM É QUE ELA ERA DE UMA TERRÍVEL VELHA MÁ !
FAÇA UMA LISTA DOS DOCES QUE VOCÊ IMAGINA QUE A VELHA MÁ COLOCOU NA
CASA PARA DEIXAR AS CRIANÇAS COM ÁGUA NA BOCA.
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PERSONAGENS DE HISTÓRIAS
OS CONTOS DE FADAS ESTÃO REPLETOS DE PERSONAGENS INTERESSANTES:
PRINCESAS, REIS, RAINHAS, CAÇADORES. TESTE SUA MEMÓRIA LIGANDO A
PERSONAGEM AO NOME DA HISTÓRIA EM QUE ELA APARECE.
BRANCA DE NEVE
CHAPEUZINHO VERMELHO
CINDERELA
O REI SAPO
RAPUNZEL
OS SETE CORVOS
A PRINCESA E O GRÃO DE ERVILHA
A BELA E A FERA
JOÃO E MARIA
OS TRÊS PORQUINHOS
LISTA DE COMPRAS
O ANIVERSÁRIO DE MEL ESTÁ CHEGANDO. OS AMIGOS DELA RESOLVERAM FAZER UMA
FESTA E PRECISAM DE SUA AJUDA PARA ORGANIZAR A LISTA DE COMPRAS.
O CARDÁPIO DA FESTA SERÁ : BOLO DE CHOCOLATE, BRIGADEIRO E SANDUÍCHE DE
QUEIJO.
DISCUTA COM SUA CLASSE OS INGREDIENTES NECESSÁRIOS PARA PREPARAR O
CARDÁPIO, ENCONTRE-OS NA LISTA E COPIE-OS NO QUADRO ABAIXO.
FARINHA DE TRIGO
MILHO
OVOS
FUBÁ
FERMENTO
CHOCOLATE EM PÓ
CANELA EM PAU
MANTEIGA
MOLHO DE TOMATE
LEITE
MELANCIA
LEITE CONDENSADO
AÇÚCAR
ARROZ
QUEIJO
PÃO
QUIABO
PIMENTA
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ADIVINHA
O PROFESSOR LERÁ A ADIVINHA E VOCÊ DEVERÁ LIGÁ-LA Á RESPOSTA CORRETA.
O QUE É, O QUE É ?
ENCHE UMA CASA COMPLETA,
MAS NÃO ENCHE UMA MÃO
AMARRADO PELAS COSTAS,
ENTRE E SAI SEM TER PORTÃO.
PASSA O DIA NO CÉU E
A NOITE DENTRO DA ÁGUA.
EU FUI FEITO DE PANCADA.
SÓ SIRVO SE FOR BEM TORTO.
VOU PROCURAR QUEM ESTÁ VIVO,
ESPETADINHO NUM MORTO.
PASSA PELA ÁGUA E NÃO SE MOLHA,
ANDA PELO SOL E NÃO SE QUEIMA.
TEM ASA, MAS NÃO VOA
TEM BICO, MAS NÃO BICA.
MUITO USADO NA ESCOLA.
ESCREVE MAS NÃO SABE LER.
UMA CAIXINHA DE BOM PARECER.
NÃO HÁ CARPINTEIRO QUE SAIBA FAZER.
ANZOL
BOTÃO
LÁPIS
SOMBRA
DENTADURA
OVO
BULE
LUA
OSSO
BOLA
DEDÃO
TÍTULOS DE HISTÓRIAS
ESTAS SÃO CENAS DE HISTÓRIAS CONHECIDAS. OBSERVE A
ILUSTRAÇÃO E PINTE O TÍTULO CORRESPONDENTE.
OS TRÊS PORQUINHOS
OS TRÊS MOSQUETEIROS
O PÁSSARO DOURADO
O SARGENTO VERDE
O PATINHO FEIO
O BONECO DE MASSA
A BELA E A FERA
A BELA ADORMECIDA
A SEREIAZINHA
HISTÓRIAS PREFERIDAS
MEL ESTÁ ORGANIZANDO SUA LISTA DE HISTÓRIAS PREFERIDAS. PARA ISSO,
AJUDEM-NA CIRCULANDO NA LISTA DOS TÍTULOS SÓ AS QUE TÊM ALGUM
PERSONAGEM QUE É ANIMAL.
O PATINHO FEIO
A BELA ADORMECIDA
O REI SAPO
A PEQUENA VENDEDORA DE FÓSFORO
O ROUXINOL
A ROUPA NOVA DO REI
ALADIM E A LÂMPADA MARAVILHOSA
OS TRÊS PORQUINHOS
JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO
A PRINCESA E A ERVILHA
O LOBO E OS SETE CABRITINHOS
CHAPEUZINHO VERMELHO
NOME: ______________________________________DATA: __________
FILMES PREFERIDOS
VOCÊ JÁ DEVE TER ASSISTIDO A MUITOS FILMES NO CINEMA E NO VÍDEO, NÃO É?
FAÇA UMA LISTA DOS SEUS FILMES PREFERIDOS PARA INDICARMOS PARA OUTRA
CLASSE DA NOSSA ESCOLA.
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MÚSICAS SOBRE ANIMAIS
MEL ESTÁ ORGANIZANDO SEU CADERNO DE LEITURA POR ASSUNTO. NESTA
SEMANA, COLARÁ NELE SÓ MÚSICAS SOBRE ANIMAIS.
ABAIXO, ESTÃO ESCRITAS MÚSICAS CONHECIDAS. LEIA OS TÍTULOS E PINTE
AS QUE FALAM DE ANIMAIS. DEPOIS RECORTE AS MÚSICAS PINTADAS E
COLE-A NO CADERNO DE LEITURA OU EM UMA FOLHA.
PAPAGAIO CANTA
PAPAGAIO CANTA,
PERIQUITO CHORA,
MORENA BONITA
VAMO-NOS EMBORA.
ROSA AMARELA
OLHA A ROSA AMARELA, ROSA,
TÃO BONITA E TÃO BELA,ROSA,
OLHA A ROSA AMARELA, ROSA,
TÃO BONITA E TÃO BELA, ROSA.
ATIREI O PAU NO GATO
ATIREI O PAU NO GATO-TO, MAS O GATO-TO
NÃO MORREU-REU-REU, DONA CHICA-CA
ADMIROU-SE-SE DO BERRO, DO BERRO,
QUE O GATO DEU.
PIRULITO
PIRULITO QUE BATE, BATE
PIRULITO QUE JÁ BATEU.
QUEM GOSTA DE MIM É ELA,
QUEM GOSTA DELA SOU EU.
SAPO JURURU
SAPO JURURU
NA BEIRA DO RIO.
QUANDO O SAPO CANTA,
Ó MANINHA,
É QUE ESTÁ COM FRIO.
FORMIGUINHA DA ROÇA
FORMIGUINHA DA ROÇA
ENDOIDECEU
COM UMA DOR DE
CABEÇA
QUE LHE DEU.
AI, POBRE,
AI, POBRE FORMIGUINHA!
PÕE A MÃO NA CABEÇA
E FAZ ASSIM... E FAZ
ASSIM...
ADIVINHA
O QUE É, O QUE É ?
... QUANTO MAIOR, MENOS SE VÊ ?
ESCOVA ESCURIDÃO ESPADA
... ENCHE UMA CASA, MAS NÃO ENCHE UMA MÃO ?
BALÃO BOLSO BOTÃO
... NÃO TEM PORTA NEM JANELA, DONA CLARA MORA NELA ?
UVA OVO OSSO
... PASSA A VIDA NA JANELA E MESMO DENTRO DE CASA ESTÁ SEMPRE
FORA DELA ?
BOTÃO ROJÃO ANÃO
... SÃO LUZES, MAS NÃO TEM FIO, SÃO QUIETAS E AGITADAS, SE
DORMEM DE DIA À NOITE PASSAM ACORDADAS ?
ESTADOS ESTRIBOS ESTRELAS
PARA RESOLVER AS ADIVINHAS, SIGA ESTAS DICAS:
1.ESCUTE AS PERGUNTAS, LIDAS PELO PROFESSOR,
E AS RESPOSTAS DADAS PELA CLASSE.
2. PROCURE A RESPOSTAS ENTRE AS PALAVRAS
ESCRITAS ABAIXO DA PERGUNTA.
3. DISCUTA COM SEU COLEGA A SUA ESCOLHA.
4. CIRCULE A PALAVRA QUE VOCÊ ESCOLHEU.
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O QUE É, O QUE É ?
... É DURO, GORDO E CARECA. É BRANQUINHO SIM, SENHOR, SUA MÃE
É DESDENTADA E SEU PAI É CANTADOR
ÓCULOS OVO OMO
... É ÁGUA E NÃO VEM DO MAR, NEM NA TERRA NASCEU, DO CÉU ELA
NÃO CAIU, TODO MUNDO JÁ LAMBEU.
LÁGRIMA LATINHA ATLETA
... BATE, BATE, PODE-SE ABRIR E FECHAR, VIVE NESSE VAI-E-VEM SEM
NUNCA SAIR DO LUGAR.
POTE PORTA PORTARIA
... TEM DENTE MAS NÃO TEM BOCA, NÃO MORDE, MASTIGA OU COME.
ÉCARECA, E TEM CABELO. QUEM ADIVINHA SEU NOME?
PONTE PÊNDULO PENTE
... ASSOBIA E NÃO TEM BOCA, CORRE E NÃO TEM PÉ?
VELA VENDA VENTO
... VIRA A CABEÇA DO HOMEM?
PERNAS PESCOÇO PESTANA
PARA RESOLVER AS ADIVINHAS, SIGA ESTAS DICAS:
1. LEIA OU ESCUTE AS PERGUNTAS E AS RESPOSTAS.
2. ESCOLHA A QUE LHE PAREÇA CERTA.
3. DISCUTA COM SEU AMIGO SUA ESCOLHA.
4. CIRCULE A PALAVRA QUE VOCÊS ESCOLHERAM.
FONTE:http://professoramarciavaleria.blogspot.com.br
2 comentários:
Amei todas dicas de atividades!
Muito boooom!!! Me ajudou muito mesmo! Parabéns
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