44

COMO FAZER UM PLANO DE AULA PASSO A PASSO


COMO FAZER UM PLANO DE AULA PASSO A PASSO


1º Passo: Tema
Escolha um tema geral para a sua aula;
2º Passo: Série ou turma
É preciso ser identificado para saber qual o tipo de atividade poderá ser aplicado para os alunos de acordo com a sua idade e suas dificuldades;
3º Passo: Duração
Nem sempre a duração do plano de aula ou de um projeto tem a duração prevista ou recomendada, pode ser que dure mais ou menos, depende muito do tempo e do processo de andamento de cada atividades e das dificuldades da turma, o importante é que vc consiga chegar ao objetivo principal do seu temo escolhido;
4º Passo: Disciplina
Qual a matéria escolar que está encolvida com o tema;
5º Passo: Objetivos
Como todo projeto e plano de aula, o objetivo é a parte central do trabalho, como o nome já diz, é o objetivo que vc qr alcançar com os seus alunos.
Importante, nesta estapo do processo, você deverá usar verbos no tempo presente, como:
- Desenvolver a ação coletiva;
- Articular o cotidiano com a vida escolar;
- Despertar o impteresse pelo assunto;
- Instigar o trabalho em grupo;
6º Passo: Desenvolvimento
Aqui você vai colocar as suas idéias de como ira desenvolver o tema escolhido, propondo atividades, brincadeiras, jogos, diálogos, como irá utilizar os recursos escolhidos, etc;
7º Passo: Recursos
São materias que vc irá utilizar em sala de aula, como: som, livro didático, lápis de cor, cd, quadro negro, materias rescicláveis, etc;
8º Passo: Avaliação
Avaliar qual o desempenho da criança durante o processo de ensino e arendizagem durante a aula. Qual foi a sua meta? Conseguiu alcançá-la? Avalie o trabalho indivial e o trabalho em grupo, e qual o conhecimento adiquirido por seu aluno durante o projeto.

Observação: Nenhum projeto e nenhum plano de aula é igual ao outro, devemos seguir a exigencia de cada instituição de ensino, se a sua idéia não deu certo, vale a pena improvisar e melhorar, o importante é sempre produzir conhecimento e auto confiança. Imprevistos fazem parte do cotidiano escolar.

44 comentários:

Ana Flávia

Oi Flávia!!
Seu blog está lindo e adorei o post.
Vou colocá-la na lista de divulgação da União dos professores blogueiros. É uma honra tê-la no nosso grupo.
Nosso primeiro desafio é convidar mais três professores blogueiros para participar do grupo. Conto com você.
Que Deus abençoe sua vida.
Beijinhos.

http://uniaodosprofessoresblogueiros.blogspot.com.br/

Anônimo

mt bom

Unknown

Oi Flávia, bom dia!!! Mto lindo o seu blog, sou professora e aqui tem me ajudado muito. bjs *-*

Anônimo

ola´tudo boom quero desde já agradecer a todos por estarem sempre presentes quando nós mas necessitamos de sua ajuda. olha agradeço por nos ajudarem pois precisei de uma ajuda e aqui logo encontrei a resposta, pois estou cursando o segundo semestre de pedagogia e é de grande valor obrigada mesmo. beijus aquila...........

Anônimo

gostei deste plano de aula é igual o meu plano de aula. por certo estou no caminho parabéns

Anônimo

adorei!
Estou iniciando na E.I e aqui encontrei parte da resolução dos meus problemas.
obrigada!!!

Unknown

Obrigada. Me ajudou bastante...
Podia colocar exemplo para o EJA. Estou no ultimo ano do Curso Normal, formada em professora. Me ajudou muito... Obrigada..

Anônimo

Oi flavia dorei como futura pedagoga, vou utilizar sempre!

Ellany

amei o seu blog estou no 1 ano de pedagogia estou com duvida nos trabalhos e você foi Deus quem colocou no meu caminho,gostaria de saber como fazer um plano de aula e um projeto escolar desde ja agradeço fica na paz do nosso SENHOR

sonia

oi bom dia Flavia adorei seu blog estou no 4º termo de pedagogia e preciso fazer um plano de aula de como ensinar a criança a somar e a adição

Unknown

Muito bom mesmo....

Anônimo

boa tarde
obrigada por ter criado este blog você não noção a tamanha ajuda que você me proporcionou tenho que fazer um plano de aula para formação de professores

Anônimo

Gostei muito deste plano de aula ,você fez com carinho

Edson Domingos Francisco Engenheiro

Ola Sou o Edson Domingos Francisco Engenheiro. gostei muito o tema e tenho que agradecer porque hoje aprendi muito com este tema. ajudou-me na elaboração do meu plano de aula para o meu primeiro dia de aula como professor

Unknown

Muito bom.

LikoNews

Muito instrutivo as informações, Parabéns.

Anônimo

muito bom me ajudou muito........
ass Juliane

Unknown

Adorei, bem simplificado e objetivo. Meus parabéns!

nayanny

Oi.sou um futura professora e tenho muitas duvidas.pois vou assumir uma turma de 4 ano e não tenho muita experiência em dar aulas. Preciso de ajuda.estou no 6semestre de geografia.nayanny.nayanny-na@hotmail.com

Unknown

Olá, seu blog contribuiu mt para um trabalho acadêmico...obg (:

Flavia Rangel

Obrigada a todos pelo carinho!! o blog é nosso fiquem a vontade!!

Anônimo

Que legal ! Gostei muito ! Estou fazendo uma Pós Graduação em Linguística, Literatura e Língua Portuguesa e achei muito importante o seu blog. Acredito que só a educação é capaz de transformar o mundo. Parabéns ! que Deus sempre te ilumine.

Anônimo

Obrigada por compartilhar essa informação de forma tão sucinta e completa !

Anônimo

Olá Flavia amei seu blog
estou finalizando o terceiro semestre de pedagógia, tenho que elaborar um plano de aula para apresentar em sala de aula, vc pode me ajudar.
Obrigado e parabéns
ass. Cleuza

Unknown

olá flavia, nossa eu adoreii seu blog
vc arrasou, essa é uma forma de ajudar todos os professores, e ta me ajudando muito pq eu faço formação de professores e vire e mexe eu tenho q fazer plano de aula pra apresentar os professores, continue assim, vc esta ajudando muita gente.. obrigada e parabenss por vc ter criado esse blog q ajuda todos nos bjsss..
ass: sthephanie

Anônimo

olá estou dando curso de corte e costura e preciso fazer um plano de aula e preencher uma ficha de controle de conteúdo e não sei como fazer pode me ajudar

Vanessa

Olá Flavia! gostei do seu blog.parabéns.

Unknown

Amei o seu blog. É maravilhoso.

Unknown

Oi Flavia! Parabéns pelo seu blog, muito legal!!!
Preciso fazer um plano de ensino com o tema leitura diária de português, só não sei como colocar o tema dentro de um plano de aula. Será que vc poderia de ajudar???
Obrigada

Unknown

Boa noite Flávia, adorei a matéria sobre plano de aula. Me ajudou muito.
Obrigada!

paulo roberto

Gostei muito desta matéria falando sobre plano de aulas, me ajudou muito. Muito a agradecido!

Débora Oliveira

Débora Oliveira.Gostei muito,pois tirei bastante dúvidas

RADIO ALFA GOSPEL

oi amei seu espaço, pois estou conhecendo hoje.Preciso da sua ajuda para fazer um plano de aula e dar a aula com o tema:sons e sílabas para crianças de 4 e 5 anos.estou no terceiro semestre, me ajude

RADIO ALFA GOSPEL

meu site adilllesf@ibest.com.br

Anônimo

Que legal! Encontrei mais uma ferramenta norteadora para um dos meus trabalhos acadêmicos, amei o material que você postou e compartilha com a galera. Era disso que eu precisava, de suportes e subsídios para realizar ou seja fazer um plano de aula.
Grata pela sua generosidade Erica, Deus te abençoe.

Grupo Kyrios

Muito bom. Esse blog me salvou... Parabéns querida, que Deus te abençoe sempre..

Anônimo

Muito interessante! Posso complementar compartilhando um modelo que plano de aula criado em um Mapa Mental digital. Todas as suas orientações podem ser colocadas no Mapa para facilitar ainda mais o trabalho do professor! https://www.goconqr.com/pt-BR/blog/plano-de-aula/

Unknown

Adorei tudo.Parabéns!!

Gisinha Lima

Olá, tudo bem? Sou Pamela, curso licenciatura em Letras e gostei muito das suas orientações para o plano de aula. Grata.

sociedade digital1.bloggerpot.com

obrigado min ajudou muito

Demonstre

Adorei o seu blog!!! Também escrevi sobre como fazer um plano de aula lá no meu blog - Demonstre, acho que os conteúdos se complementam bastante. Da uma olhada: http://demonstre.com/como-fazer-um-plano-de-aula/ - Os conteúdos se complementam! <3

professora.

Maria Aparecida curso licenciatura em pedagogia sou professora e gostei muito das orientações é sempre bom buscar método novo . Obrigada.

Unknown

Oi boa tarde sou a Márcia estou com um segundo ano do fundamental gostaria que me ajudasse a montar plano de aula trabalho com sistema de ensino Coc não tenho muita experiência, tenho mais prática com educação infantil poderia me ajudar obrigada.

Unknown

Oi boa tarde sou a Márcia estou com um segundo ano do fundamental gostaria que me ajudasse a montar plano de aula trabalho com sistema de ensino Coc não tenho muita experiência, tenho mais prática com educação infantil poderia me ajudar obrigada.

Postar um comentário

 

Copyright © 2012 - Todos os direitos reservados | Template by Bety Santana