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A tuação do professor de Educação Infantil

A atuação do professor de Educação Infantil

     

     O professor que atua na educação infantil deve ter uma preocupação específica de como lidar com as crianças no dia-a-dia e em situações especiais. Ao se tratar de alunos iniciantes no convívio escolar surgem situações diferentes e inesperadas em relação às demais fases escolares.
     A criança tem um jeito próprio de encarar as novas etapas que vão surgindo em sua vida. Muitas vezes pais e educadores encaram esses acontecimentos com maior dificuldade que a própria criança que está passando por determinada vivência. 
     O ideal é que o professor tenha algumas atitudes, estratégias e comportamentos que favoreçam uma melhor aceitação e desenvolvimento dessa criança no ambiente escolar e até mesmo no seu dia-a-dia, podendo, inclusive, colocar em prática certos conhecimentos adquiridos, porém de forma meio que inconsciente.


     Buscando compreender melhor o mundo infantil e a aceitação da criança nessa nova experiência sugere-se algumas dicas de como proceder no mundo infantil: 

• Buscar organizar o espaço infantil de forma que o ambiente proporcione harmonia nos aspectos psicológicos e biológicos da criança;

• No período em que a criança estiver no Jardim de Infância, passar a sensação de um mundo mais lúdico no qual a criança, apesar de estar passando por um processo de educação e aprendizagem, não se sinta educada formalmente.
• Criar hábitos de correção com suavidade e fineza.
• Ao propor atividades para as crianças, conduza-as da melhor maneira possível, de forma que essas venham lembrar-se do momento com saudade.
• Preparar o momento da leitura com maior carinho possível, visto que se trata de um momento mágico para a criança, bem como estimula o crescimento do vocabulário preparando-a para a alfabetização.
• Observar bem os seus alunos, podendo detectar o que pode melhorar ou até mesmo o que deve ser eliminado.
• Ter consciência que punições devem ocorrer para corrigir maus hábitos, porém busque a melhor forma de realizar, fazendo com que a criança tenha consciência do erro. 
Ressalta-se que o bom professor aprende junto com seus alunos, antes mesmo de propor a educá-los.


Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia

2 comentários:

Anônimo

Olá professora, parabéns pelo rico espaço de conhecimentos. Gostaria, se você permitir, de fazer uma pequena contribuição para ampliação de conhecimentos dos leitores desse blog.
O termo “Jardim de Infância” não é usado oficialmente no Brasil, desde a promulgação da Constituição Federal em outubro de 1988 o qual se refere a educação da primeira infância como educação infantil. Já a Lei nº 9.394 de dezembro de 1996, organizou o sistema de educação no Brasil da seguinte forma: Educação Básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; educação superior. (Art. 21- I e II). Também ficou determinado que a educação infantil, será ministrada em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade (Art. 208 -IV).

elieducacaoweb.wordpress.com

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