5
1. TEMA:
O lixo no Meio Ambiente
2. PROBLEMÁTICA:
De que maneira podemos criar atitudes de conscientização nas crianças pequenas em relação ao lixo jogado no meio ambiente.
3. JUSTIFICATIVA:
O lixo faz parte da relação entre homem e natureza, sendo assim percebemos que, se ele não for destinado ao seu lugar corretamente estaremos cada vez mais, poluindo e degradando de forma irresponsável o meio ambiente, provocando assim um grande desequilíbrio ambiental.
4. OBJETIVO GERAL:
Estabelecer relação entre homem e o meio ambiente, na qual valorize de forma acentuada a destinação do lixo em recipientes adequados.
5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Conhecer o lixo que fabricamos;
• Desenvolver noções de cuidados e preservação da natureza;
• Explorar os materiais recicláveis;
• Relacionar lixo com a natureza;
• Adquirir conhecimento referente a materiais recicláveis;
• Incentivar a separação do lixo;
• Compartilhar possibilidades de transformação do lixo;
• Estimular o ato criativo através de materiais recicláveis;
• Conhecer as cores que classificam cada tipo de lixo (orgânico, plástico, metal, papel)
• Reconhecer os lixos que produzimos em sala;
• Identificar áreas poluídas onde lixos estejam pelo chão;
• Estimular a separação de materiais recicláveis;
• Construir brinquedos com materiais recicláveis;
• Conscientizar sobre a importância de separar os materiais recicláveis;
6. PROCEDIMENTOS:
- Pesquisas - internet
- Conhecimentos prévios sobre o lixo;
- Conversações e trocas de experiências nas rodas de conversa;
- Divulgação de informativos referente ao reaproveitamneto de materiais reciclávies;
- Campanha do reaproveitamento de materiais reciclávies;
- Elaboração de brinquedos;
- Reciclando papel;
- Construir Lixeiras com materiais reutilizáveis para o depósito de papel e de plástico.
7. FUNDAMENTAÇÃO:
Sabemos que o lixo faz parte de nossa sociedade e portanto devemos produzí-los com muita cautela pois a natureza precisa ser preservada e para isso precisamos nos conscientizar de que os bens retirados dela precisam ser melhor aproveitado e reaproveitado para assim consequentemente reduzir a produção de lixo em nossa sociedade. Segundo a publicação da Coordenação geral de Educação Ambiental (COEA) em seu Registro de projetos de Educação Ambiental na escola, p.14 . “A consciência de que a atuação sobre o meio ambiente não pode estar restrita ao âmbito a mera ação técnica” e sim a qualquer atitude que nos leva a refletir sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente. E cada um de nós precisa minimizar de forma controlada um pouco dos problemas ambientais que existem em nossa comunidade, ex.: lixo nas ruas, materiais recicláveis misturados a lixos não recicláveis e isso depende basicamente, de cada um de nós fazer sua parte. E ao reaproveitar através da reciclagem os produtos utilizados em nosso cotidiano estaremos economizando um pouco dos recursos naturais e dessa forma, minimizando a ocorrência de impactos ambientais e sobre tudo reaproveitando os lixos para assim produzir menos lixos. Segundo José Silva Quintas no Ciclo de palestras sobre meio ambiente da Secretaria de Educação Fundamental realizado em – Brasília em 2001, neste sentido
“[...] à educação ambiental caberia, principalmente, promover a mudança de comportamento do sujeito em sua relação cotidiana e individualizada com o meio ambiente e os recursos naturais, objetivando a formação de hábitos ambientalmente responsáveis no meio social.” (QUINTAS, José Silva, p.41,2001)
Sendo assim acreditamos que o ato de reaproveitamento do lixo é acreditar que o lixo não é lixo e sim fonte de reutilização de recursos para a transformação do lixo num bem comum para a sociedade. E portando o ato de reciclar deve estar permanentemente incluído em nossas vidas para assim conseguirmos resguardar um pouco dos recursos retirados da nossa própria natureza.
8. CRONOLOGIA:
Este projeto será realizado no primeiro e segundo semestre deste ano.
9. REFERÊNCIAS
Ciclo de palestras sobre meio ambiente / Secretaria de Educação Fundamental – Brasília MEC ; SEF, 2001, 56 p.
Publicações sobre projetos ambientais. Secretaria de Educação Fundamental/Coordenação-Geral de Educação Ambiental- COEA - Brasília MEC ; SEF,
10. AVALIAÇÃO
- Avaliação durante o projeto;
- Avaliação da situação anterior;
- Situação atual;
- Culminância.
Ao término do Projeto estaremos realizando uma exposição de materiais que podem ser reaproveitados e transformados num bem comum
PROJETO O LIXO ED INFANTIL
1. TEMA:
O lixo no Meio Ambiente
2. PROBLEMÁTICA:
De que maneira podemos criar atitudes de conscientização nas crianças pequenas em relação ao lixo jogado no meio ambiente.
3. JUSTIFICATIVA:
O lixo faz parte da relação entre homem e natureza, sendo assim percebemos que, se ele não for destinado ao seu lugar corretamente estaremos cada vez mais, poluindo e degradando de forma irresponsável o meio ambiente, provocando assim um grande desequilíbrio ambiental.
4. OBJETIVO GERAL:
Estabelecer relação entre homem e o meio ambiente, na qual valorize de forma acentuada a destinação do lixo em recipientes adequados.
5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Conhecer o lixo que fabricamos;
• Desenvolver noções de cuidados e preservação da natureza;
• Explorar os materiais recicláveis;
• Relacionar lixo com a natureza;
• Adquirir conhecimento referente a materiais recicláveis;
• Incentivar a separação do lixo;
• Compartilhar possibilidades de transformação do lixo;
• Estimular o ato criativo através de materiais recicláveis;
• Conhecer as cores que classificam cada tipo de lixo (orgânico, plástico, metal, papel)
• Reconhecer os lixos que produzimos em sala;
• Identificar áreas poluídas onde lixos estejam pelo chão;
• Estimular a separação de materiais recicláveis;
• Construir brinquedos com materiais recicláveis;
• Conscientizar sobre a importância de separar os materiais recicláveis;
6. PROCEDIMENTOS:
- Pesquisas - internet
- Conhecimentos prévios sobre o lixo;
- Conversações e trocas de experiências nas rodas de conversa;
- Divulgação de informativos referente ao reaproveitamneto de materiais reciclávies;
- Campanha do reaproveitamento de materiais reciclávies;
- Elaboração de brinquedos;
- Reciclando papel;
- Construir Lixeiras com materiais reutilizáveis para o depósito de papel e de plástico.
7. FUNDAMENTAÇÃO:
Sabemos que o lixo faz parte de nossa sociedade e portanto devemos produzí-los com muita cautela pois a natureza precisa ser preservada e para isso precisamos nos conscientizar de que os bens retirados dela precisam ser melhor aproveitado e reaproveitado para assim consequentemente reduzir a produção de lixo em nossa sociedade. Segundo a publicação da Coordenação geral de Educação Ambiental (COEA) em seu Registro de projetos de Educação Ambiental na escola, p.14 . “A consciência de que a atuação sobre o meio ambiente não pode estar restrita ao âmbito a mera ação técnica” e sim a qualquer atitude que nos leva a refletir sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente. E cada um de nós precisa minimizar de forma controlada um pouco dos problemas ambientais que existem em nossa comunidade, ex.: lixo nas ruas, materiais recicláveis misturados a lixos não recicláveis e isso depende basicamente, de cada um de nós fazer sua parte. E ao reaproveitar através da reciclagem os produtos utilizados em nosso cotidiano estaremos economizando um pouco dos recursos naturais e dessa forma, minimizando a ocorrência de impactos ambientais e sobre tudo reaproveitando os lixos para assim produzir menos lixos. Segundo José Silva Quintas no Ciclo de palestras sobre meio ambiente da Secretaria de Educação Fundamental realizado em – Brasília em 2001, neste sentido
“[...] à educação ambiental caberia, principalmente, promover a mudança de comportamento do sujeito em sua relação cotidiana e individualizada com o meio ambiente e os recursos naturais, objetivando a formação de hábitos ambientalmente responsáveis no meio social.” (QUINTAS, José Silva, p.41,2001)
Sendo assim acreditamos que o ato de reaproveitamento do lixo é acreditar que o lixo não é lixo e sim fonte de reutilização de recursos para a transformação do lixo num bem comum para a sociedade. E portando o ato de reciclar deve estar permanentemente incluído em nossas vidas para assim conseguirmos resguardar um pouco dos recursos retirados da nossa própria natureza.
8. CRONOLOGIA:
Este projeto será realizado no primeiro e segundo semestre deste ano.
9. REFERÊNCIAS
Ciclo de palestras sobre meio ambiente / Secretaria de Educação Fundamental – Brasília MEC ; SEF, 2001, 56 p.
Publicações sobre projetos ambientais. Secretaria de Educação Fundamental/Coordenação-Geral de Educação Ambiental- COEA - Brasília MEC ; SEF,
10. AVALIAÇÃO
- Avaliação durante o projeto;
- Avaliação da situação anterior;
- Situação atual;
- Culminância.
Ao término do Projeto estaremos realizando uma exposição de materiais que podem ser reaproveitados e transformados num bem comum
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
muito bem elaborado esse rojeto querida
muito bem elaborado esse rojeto querida
Olá tudo bem?
Com quais turmas o projeto foi realizado?
olá, muito bom seu projeto, me inspirou ! parabéns e obrigada
Bom Dia! Li e gostei muito
Postar um comentário