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O que é Educação Infantil?


Uma educação capaz de estimular  a reflexão, a criatividade, a crítica e troca de experiências,  segundo Paulo Freire, só será possível  mediante uma concepção de educação que valorize o homem  e o seu fazer localizado no tempo e espaço. De acordo com esta perspectiva  a educação deve ser libertadora, pois o homem ser de buscas , dialoga com o semelhante, e através, da linguagem troca idéias e transforma o mundo, embora encontre obstáculos que precisa vencer. Em especial as crianças, desde terna idade, já devem ser estimuladas no desenvolvimento de sua auto-estima, autonomia e cidadania, pois como seres socias tornam-se  pertencentes a uma classe social , que apresenta uma linguagem decorrente das relações ali estabelecidas. Neste sentido, cabe a escola reconhecê-las como seres atuantes na sociedade, e no caso da educação infantil, deve lhe oferecer  oportunidades de manusear, observar, identificar, enumerar, classificar objetos e situações do mundo, se tornando um recurso precioso,   completando a ação desenvolvida pela família para um desenvolvimento seguro e sadio da criança..

Ao situar o conceito de infância no tempo, percebemos que houve diferentes ponto de vistas sobre sua definição, já foi considerada uma fase do desenvolvimento humano, em que este se encontrava  destituído de pensameto, moral, identidade própria e cuidados especiais. Séculos atrás, as crianças eram mal vistas até pelas mães, tanto por motivos culturais, como  também pelo alto índice de mortalidade infantil, talvez as mortes prematuras por falta de cuidado com as crianças contribuíssem para o desafeto das mães. Era  também comum em algumas  sociedades anteriores, as famílias não criarem  os seus filhos, entregando-os ás amas de leite, e no caso das famílias  pobres, os seus filhos eram entregues aos orfanatos, onde desde cedo, eram impostas a duras horas de trabalho. Estes aspectos evidenciam, que a criança em determinada época era vista como um ser doentio, carente de moralidade e um adulto em miniatura.


Com o passar do tempo e a contribuição de estudos sobre o desenvolvimento humano muitas coisas mudaramm. A infância hoje, já não se define apenas por sua condição biológica, mas como uma fase do desenvolvimento humano que envolve aspectos ideológicos e culturais. Inicialmente, á incorporação das teorias sobre o desenvolvimento infantil, assumiram um caráter higienista, que orientava para práticas sanitárias, principalmente quando envolviam as crianças de baixa renda.
A partir do fim da 2ª  guerra mundial, outros estudos psicológicos e de psicanálise passam a nortear os trabalhos educativos para a infância, na perspectiva interacionista, que considera a constituição  social do sujeito dentro de uma cultura concreta, onde tanto os fatores internos quanto externos influenciam no seu desenvolvimento. Esta perspectiva sócio-histórica, propõem mudanças na prática pedagógica, que deve ser pautada na coletividade e constante diálogo.

Sabemos, então que a criança não fica exclusa do processo de educacional,  desde cedo se aproxima dos signos, através do contato com os adultos e outras pessoas que as cercam, e emprestam significados as suas ações. A escola de educação infantil, se torna um estímulo para a criança, pois tem comportado ensino, na medida que exige uma organização das atividades num ambiente rico em desafios, respeito à criatividade e espontaneidade da criança. Valorizando,  também o comportamento criativo, através de atividades lúdicas, espontâneas, de expressão e solução de problemas, que canlizam  a energia vital da criança para um desenvolvimento psicológico e intelectual sadios.

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